A pesquisa Vox Populi encomendada pelo Diário avaliou a administração do governador Silval Barbosa (PMDB) e do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Ambos são aprovados pela população. Silval tem aprovação de 54% dos eleitores do Estado e Mendes, de 65% dos eleitores de Cuiabá.
O governador Silval Barbosa é aprovado por 54% dos moradores de Mato Grosso e reprovado por 44%. Apenas 3% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. A aprovação da administração estadual é a soma dos 2% que a consideram ótima, 19% boa e 33% regular positiva. Já os que desaprovam são a soma de 14% de regular negativo, 15% de ruim e 15% de péssimo.
Já o prefeito de Cuiabá é aprovado por 65% dos moradores da Capital e reprovado por 34%. Na pesquisa, 2% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. A aprovação da administração municipal é a soma dos 3% que a acham ótima, 23% boa e 39% a indicaram como egular positiva. Os que a reprovam são a somatória de 9% que a consideram regular positivo, 12% ruim e 13% péssimo.
A presidente Dilma Rousseff (PT) também foi avaliada. Ela é aprovada por 70% da população de Mato Grosso. A pesquisa indicou que 7% consideram sua administração ótima, 40% boa e 23% regular positivo. A desaprovação da presidente pelos mato-grossenses registra 29%. Destes, 9% consideram a gestão regular negativo, 11% ruim e 9% péssimo.
DESENVOLVIMENTO
A pesquisa avaliou ainda a percepção que as pessoas possuem do desenvolvimento nos últimos anos em Mato Grosso. Para 57% dos entrevistados, o desenvolvimento no Estado está melhorando. Para 32%, ele continua igual e 10% acreditam que está pior.
O principal problema de Mato Grosso, segundo a pesquisa, é a saúde pública, para 49% dos entrevistados, seguida pelos problemas de estradas e rodovias (20%), segurança pública (9%), educação pública 6% e geração de emprego (4%).
Em Cuiabá, o principal problema também é saúde pública, para 53% dos cuiabanos que participaram do levantamento, seguido por segurança pública (12%) e educação pública (7%).
A pesquisa Vox Populi foi realizada entre os dias 21 e 24 de março, com 1 mil entrevistas em todo o estado de Mato Grosso. Ela foi feita de acordo com a técnica do survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo da investigação.
VEJA MAIS
Dilma lidera para reeleição com 48% em Mato Grosso
Jaime lidera para o Senado em todos cenários da pesquisa
Mesmo sem ser candidato, Maggi tem 59% contra 22% de Taques
Pesquisa definirá vice e senador na chapa de Taques ao Governo
Claudio Reitos
Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 10h08Celso Brand?o
Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 09h30