18 de Novembro de 2019,

Política

A | A

Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 19h:29 | Atualizado:

SENTENÇA NA GRAMPOLÂNDIA

Zaqueu é condenado a 8 anos de prisão; cabo obtém perdão e 3 coroneis absolvidos


Da Redação

grampolandia-fim.jpg

 

A ação contra cinco militares acusados do esquema de grampos ilegais em Mato Grosso entra em sua fase definitiva. Os quatro coronéis que formam o Conselho de Sentença e o juiz Marcos Faleiros começam a decidir o caso.

Nesta quarta, foi iniciada as alegações finais da acusação e defesa. Foram dois dias de embates entre advogados e o promotor Alan do Ó de Souza, representante do Ministério Público.

São réus no caso os coronéis Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros, além do tenente-coronel Januário Batista e o cabo Gerson Luiz Correa Junior.

Eles são acusados de operarem um esquema clandestino de grampos ilegais no Estado. Foram alvos advogados, jornalistas e políticos. Três dos cinco réus admitiram a existência do esquema e apontaram o ex-governador Pedro Taques (PSDB) como o mandante dos grampos.

VEJA COM DETALHES A DECISÃO DO CONSELHO DE SENTENÇA:

21h00 - Chega ao fim a 1ª ação sobre os grampos ilegais em Mato Grosso. Com quatro votos, o coronel Zaqueu Barbosa foi condenado a 8 anos de prisão em regime semiaberto. Ele aguardará o julgamento do recurso em liberdade.

À Gerson Correa, apesar de considerado culpado, foi concedido o “perdão judicial”. Foi considerado quem mais colaborou com as investigações e ajudou a desvendar o caso. Foram 4 votos pelo perdão judicial e um pela condenação.

O coronel Evandro Lesco foi absolvido por maioria. Também foram 4 votos pela absolvição e 1 pela condenação.

 

Por unanimidade, Ronelson Barros e e Januário Batista foram absolvidos.

20h58 - O coronel Luiz Claudio Monteiro é o último juiz militar a votar. Também seguiu o voto de Faleiros na íntegra.

20h51 - Os juízes Valdemir Barbosa e Elielson Metelo votaram rapidamente. Eles acompanharam o voto de Faleiros na íntegra. Ou seja, condenação de Zaqueu por 8 anos em regime semiaberto, perdão judicial a Gerson Correa e absolvição de Lesco, Ronelson Barros e Januário Batista.

20h45 - O primeiro juiz militar a votar é o coronel Renato Junior. Ele considera Zaqueu Barbosa culpado, mas votou pela pena de 2 anos de prisão em regime aberto. Já Lesco, disse que nos artigos 169/53 também é culpado, pois foi co-autor, ao liberar PMs para o esquema e era comandante na época. Neste caso o juiz pediu a pena mínima: 1ano de prisão em regime aberto.

Ronelson Barros e Januário Batista votpu pela absolvição. Sobre Gerson Correa, também  considera culpado e vota pela aplicação da pena mínima, de 3 anos de prisão.

20h35 - Agora, os coroneis que formam o Conselho de Sentença vão se posicionar.

20h33 - Ao final de seu voto, Faleiros sugeriu a absolvição dos coroneis Evandro Lesco e Ronelson Barros, além do tenente-coronel Januário Batista. Em relação ao cabo Gerson Correa, concede o perdão judicial pela relevância de sua colaboração. Já sobre Zaqueu Barbosa, Faleiros sugeriu uma pena de 8 anos de prisão em regime semiaberto e que sofra a redução da patente: de coronel para tenente-coronel.

20h30 -  Já em relação a Evandro Lesco, Ronelson Barros e Januário Batista, o juiz Marcos Faleiros cita que não há provas de suas participações e defendeu suas absolvições. 

20h20 - Após cerca de meia hora lendo seu voto, Marcos Faleiros. Ele citou que o esquema foi comprovado e começou com ordem do coronel Zaqueu Barbosa. Citou também que Lesco e Gerson cometeram interceptações telefônicas ilegais.

Contudo, defendeu o perdão judicial ao cabo Gerson Luiz Correa Junior, pois foi o primeiro a colaborar com as investigações. "Cabo Gerson que não é santo, mas foi quem deu mais informações eficientes para a investigação", disse Faleiros.

19h55 - O juiz Marcos Faleiros faz a leitura de uma "retrospectiva" de todo caso. Somente após ele acabar será dada a palavra aos coroneis que formam o Conselho de Sentença.

19h30 - Os juízes já retornaram a sessão após rápido intervalo, com o fim das alegações da defesa. Cada juiz militar deve se pronunciar e, por fim, o juiz Marcos Faleiros. 

Postar um novo comentário

Comentários (28)

  • J.José | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 13h28
    1
    1

    Zaqueu é criador do cioe! Caveira!!! Ou gosta ou NÃO

  • EDSON LIMA | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 11h34
    4
    2

    De anistia ao coronel Zaqueu Barbosa também. E puna os primos TAQUES

  • ESTIVE | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 09h27
    8
    0

    INCRÍVEL, como funciona nossos tribunais, principalmente dos militares. Esse é nosso Brasil.

  • Wicca | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 09h03
    9
    0

    Todos serão exonerados??? Pq preso ninguém ficará né??? Mas se nada acontecer, ninguém for exonerado ou preso, podemos preparar um feitiço poderoso, todos ficarão broxas e mais feios, mas podem escolher definharem até o fim, ou as 7 pragas do Egito até a 8ª geração.... Hahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Justiça no Brasil só se for do além. Vôôôôôôteeeeeeee!!!!

  • MARIA TAQUARA | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 08h22
    6
    0

    bananal, quanta leniência com criminosos militares

  • juliano martins | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 08h16
    7
    0

    Agora as vitimas dos grampos poderão pedir, com base nesta decisão, indenização ao Pedro e Paulo Taques, comprovadamente beneficiarios do crime.

  • TC | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 08h13
    6
    1

    AGORA ZAQUEU QUE CHAMA PRAÇA CARA DE PICC TEM DE IR PRO CONSELHO, NINGUÉM FALA DE CONSELHO. ELE ESCAPOU DA JUSTIÇA MILITAR AGORA VEM A DOUTORA ANA DA PC METER ELE NA CADEIA. BATE DURO DOUTORA

  • Zé Loco | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 08h05
    8
    0

    E os mandantes??? Pedro Taques não sabia de nada??? Paulo Taques é inocente???

  • luis | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 07h58
    6
    0

    Alguém tinha alguma dúvida da conclusão desse teatrinho grotesco com esses coroneis corruptos????? Lesco e a Vagaba dele logo estarão de volta ao high society. Pedrinho jamais deixaria um dos seus " amigos" na cadeia.

  • Lucas | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 07h42
    10
    0

    Ontem eu comentei que a justiça militar é uma piada e recebi só deslikes, taí a verdade, e outra o Faleiros é MAÇOM , e todos esses coronéis são maçons, eu já tinha a certeza que isso iria ocorrer, infelizmente temos uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA MAÇÔNICA.

  • Marcio | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 07h42
    7
    1

    Fica tranquilo, Zaqueu! você tem dinheiro e poderá recorrer até o final de sua vida. O Éder de Moraes, o Riva e o Silval Barbosa festejaram a decisão do STF. Cadeia, como sempre, é para PPP. Afinal, o brasileiro gosta de corrupto.

  • Igor | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 07h12
    4
    2

    Quando os verdadeiros mandantes criminosos serão presos?

  • gustavo | Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019, 07h03
    5
    0

    o MPE inocentou seus pares que se encontravam envolvidos uma comissao de coroneis voces acham q ia dar oque ?? uma vergonha a nossa justica se podemos chamar isso de Justica..

  • Ganicus | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 22h35
    20
    1

    Demorou para virar pizza, só para não haver condenados , ou seja, quem mandou vai ficar na impunidade.

  • Sasa | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 22h09
    15
    1

    Membros do MP se cometeram esse crime devem ser punidos exemplarmente uma vez que acham 8 anos pouco.

  • waldir | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h37
    25
    4

    Perdão judicial? Não entendi, os coronéis admitiram que houve o crime mas não partiparam? não foram omissos? Brasil, mais uma vez Brasil

  • José | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h27
    21
    2

    Agora só falta prender os mandantes ( aqueles primos)

  • Revoltante | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h26
    24
    4

    Enfimmmmm .... Ser bandido no MT compensa! Revoltante! Gastou-se milhões neste processo,.....audiência pra cá,audiência pra la.....investigação .....investigação para todos saírem impunes???? Quem tem família e trabalha honestamente tem que mudar deste ESTADO!

  • Dom Quixote de Lamancha | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h11
    18
    5

    Ministério público recorre sobre a sentença no mínimo deveria ser uns 20 anos. Com PERCA de salário TJ recurso.

  • Armindo | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h09
    24
    1

    Que vergonha de sentença. Se esses foram absolvidos, imagina o Taques. Vai ser nem denunciado.

  • Dom Quixote de Lamancha | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 21h01
    18
    1

    Puts deveria ser condenado a perca do salário e pena máxima....o CORONE que chama PRAÇA DE CARA DE PIÇA E o cabo puxa saco.

  • Zé Pedro | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 20h44
    20
    2

    É TUDO UMA GRANDE PIADA, NO FINAL TUDO ACABA EM PIZZA! KKKKKKKKKK

  • Jandira | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 20h41
    16
    3

    E tudo vira pizza nessa bosta de país.

  • J.José | Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019, 20h41
    14
    4

    Se concretizar essa sentença vai SAIR barato pra TODOS pms