Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 19h35
ESCLARECIIMENTO
Após escândalo, Cuiabá anuncia reagendamento de cirurgias
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) emitiu uma nota explicando que a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), junto ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) estão dialogando a contratação de uma empresa para atender a demanda de cirurgias ortopédicas que necessitam de OPMEs para atuar de forma emergencial, enquanto está em andamento o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa em definitivo. Garantiu ainda que nenhuma cirurgia marcada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) será cancelada, mas somente reagendada.
Isso porque, a MedTrauma, empresa responsável por operar com Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs) no HMC é acusada de intntegrar um esquema de superfaturamento de cirurgias e operações desnecessárias em pacientes de vários no estado do Acre, com suspeita de que tal prática também vinha ocorrendo em Mato Grosso e no estado de Roraima. A denúncia ganhou repercussão nacional após reportagem no programa Fantástico no último domingo (18). Diante da situação, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) suspendeu o contrato com a empresa relativo aos atendimentos que envolvem OPMEs.
Com isso, demais cirurgias que não utilizassem OPMEs, a empresa ainda estava autorizada a realizar, tanto que a MedTrauma chegou a ser notificada pelo diretor-geral da ECSP, Juarez Samaniego, sobre a ilegalidade da suspensão de demais cirurgias no Hospital Municipal de Cuiabá.
A MedTrauma emitiu uma nota na qual afirma que uma série de pacientes seriam diretamente impactados pela ação. E, inclusive chegou a citar uma idosa de 93 anos que estava aguardando por cirurgia há dias. O que a prefeitura declarou em nota nesta quarta, que o procedimento da mulher já está marcado para acontecer ainda nesta quinta-feira (22).
De acordo com a nota da prefeitura, nenhuma cirurgia será cancelada. Os procedimentos poderão sofrer apenas reagendamentos. A secretaria ainda explica que o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa está em andamento e que por enquanto, também estão buscando por outra empresa que possa atuar de forma emergencial operando OPMEs.
Confira a nota na íntegra:
Jamais ocorreu cancelamento de cirurgia ortopédica no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), ocorreram reagendamentos, inclusive na data de ontem dois procedimentos foram realizados.
A cirurgia da paciente de 93 anos, vítima de acidente doméstico, ocorrerá na quinta-feira (22).
A ECSP realiza, em diálogo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), a contratação emergencial de empresa para atender a demanda de cirurgias ortopédicas e OPMEs.
Em paralelo à isso, está em andamento procedimento licitatório para a contratação de nova empresa em caráter definitivo. Nesse ínterim, a Medtrauma deve prosseguir com os atendimentos, conforme o decreto.
Rosenil Martins de Oliveira | 22/02/2024 18:06:38
No normal a fila de espera para cirurgia , já é enorme a pessoa fica anos e anos ,pra conseguir realizar , imagina com essa problemática , esperamos que normalize logo essa situação,meu esposo tá fila de espera para realizar uma cirurgia de joelho e nem.foi agendado ainda .
E continua a farra das terceirizadas | 21/02/2024 20:08:16
E continua a farra das terceirizaras . Porque não chama os concursados senhores promotores ?
Bombeiros combate 8 incêndios florestais em MT nesta quarta
Quarta-Feira, 13.08.2025 17h58
Cartilha ‘Torcida, fica esperta’ será lançada pelo MPMT
Quarta-Feira, 13.08.2025 17h29
STF mantém pena de líder do CV em MT por matar "cliente"
Quarta-Feira, 13.08.2025 17h20
STF intima condenados do 8 de janeiro por quebra de cautelares
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h59
DPEMT reforça compromisso com a luta
Quarta-Feira, 13.08.2025 16h52