Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, 15h22
POXORÉU
DPEMT apresenta projeto de grupo reflexivo
Da Redação
Na manhã da última quinta-feira (26), a coordenação do Núcleo de Poxoréu (254 km de Cuiabá) da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) apresentou um projeto de temas para debate e inserção no ciclo de palestras destinadas a autores de violência doméstica e familiar.
A apresentação ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do município.
Dentre os temas escolhidos, tiveram destaque “saúde do homem”, “sistemas de crenças e mitos da masculinidade”, “Lei Maria da Penha” e “autorresponsabilização”.
A iniciativa foi inspirada em experiências exitosas, como as promovidas pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP).
“Toda mudança de comportamento culturalmente arraigado depende de exercício racional de reconstrução de valores e formas de pensar e agir. Acreditamos que o início das reuniões dos grupos reflexivos em Poxoréu possa nos ajudar a reconsiderar atitudes e a superar o contexto de violência praticada contra as mulheres na região”, afirmou o defensor público Marcelo Fernandes de Nardi, que participou da organização do projeto.
A expectativa é que o trabalho de reflexão sobre a cultura do machismo e suas consequências resulte na redução dos índices de crimes contra as mulheres no município.
“As experiências Brasil afora nos mostram que o diálogo com os autores dos delitos, que também sofrem os prejuízos advindos da imersão na mencionada cultura nociva, possui tal força preventiva”, ressaltou o defensor.
Os próximos passos incluem a aprovação final do projeto pela Rede de Proteção, em ambiente virtual, seguida do agendamento de datas para o começo do primeiro ciclo, que deve ocorrer no Agosto Lilás, mês de combate à violência doméstica.
Também participaram da reunião representantes da Procuradoria Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), CREAS, Secretaria de Saúde, sociedade civil organizada, entre outros.
Justiça mantém preso "02 do PCC" e manda não ficar na mesma ala do CV
Sábado, 05.07.2025 12h10
'Deu a vida pela justiça e morreu injustamente', diz filha de Nery
Sábado, 05.07.2025 11h53
PGR é contra lei que limita criação de unidades de conservação
Sábado, 05.07.2025 11h45
Fórum do MP sobre Fundações Privadas fomenta diálogo
Sábado, 05.07.2025 11h23
Após Pupy, segunda elefanta africana viaja rumo ao santuário
Sábado, 05.07.2025 11h04