Quinta-Feira, 08 de Agosto de 2024, 17h41
LUCAS DO RIO VERDE
Gisela Cardoso e comitiva da OAB-MT acompanham júri
Vítima da tentativa de femincídio foi uma advogada
Da Redação
Na luta pelo combate à violência contra a mulher, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, esteve em Lucas do Rio Verde nesta quarta-feira (7), junto com grande comitiva da OAB-MT, para acompanhar o júri de uma tentativa de feminicídio, ao lado da vítima, a advogada Tatiane Ferreira da Silva.
O caso foi registrado em 2020 e, quatro anos depois, o júri culminou, no final da tarde desta quarta-feira, com a condenação do agressor e a pena de 10 anos e 8 meses.
"Estar ao lado da Dra. Tatiane, neste momento tão difícil, foi muito importante para todas nós, mulheres advogadas, e os homens advogados, que estão conosco nesta luta incansável contra a violência de gênero, que não admitem essa prática repugnante no ambiente doméstico e nem em nenhum outro espaço social, que querem riscar essa chaga da nossa sociedade. É assim que a Ordem vem cumprindo seu papel e, neste caso emblemático, nesta data tão significativa, de 18 anos da Lei Maria da Penha, fizemos questão de acompanhar o juri e ver ser entregue a Justiça a esta mulher e a toda a sociedade", disse a presidente Gisela.
Ao final do Júri, Dra Tatiane agradeceu o apoio recebido da Ordem dos Advogados.
"É uma vitória muito importante poder encerrar um ciclo tão doloroso. A rede de apoio é fundamental para se chegar tão longe. Agradeço todos os dias por ter nascido de novo e poder acompanhar a justiça sendo feita. Muitas mulheres não tiveram a mesma sorte. Quero, com o exemplo, encorajar as mulheres a darem um basta nesse ciclo de violência que não tem cor, raça ou posição social. Que as mulheres possam se encorajar a buscar uma rede de apoio para o enfrentamento de uma realidade tão presente e, infelizmente, sem perspectiva de extinção. A rede de apoio da OAB foi de suma relevância. Agradeço todo o apoio e palavras de carinho que venho recebendo".
Desde os primeiros momentos após a ocorrência, a Dra. Tatiane foi apoiada pela OAB, inicialmente pela 21ª Subseção de Lucas, presidida por Danusa Oneda.
Escalada de violência
Ao sair do Fórum de Lucas, a presidente Gisela lembrou dos dois crimes de feminicídio registrados ano passado, contra duas advogadas de Cuiabá, a Dra. Cristiana Castrillon e a Dra. Thays Machado.
Ela também lamentou os dados atuais, que colocam Mato Grosso como o Estado de maiores indicadores.
"Precisamos unir forças para mudar isso e fortalecer a rede de apoio às mulheres que saírem do silêncio para denunciar toda e qualquer forma de violência de gênero".
Estiveram presentes, acompanhando a dra Tatiane no Júri, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a diretora da CAA-MT Jamille Clara, a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Lívia Quintieri, o procurador de Defesa dos Honorários da OAB-MT, Max Mendes, a delegada da CAA-MT na 21ª Subseção de Lucas, Fabiani Dall Alba, a presidente da Comissão da Mulher Advogada na Subseção, Keythi Lara, o secretário geral Joaneto Barreto, a secretária adjunta, Thayane Balbino, a vice presidente da COJAD de Lucas, Selena Guarnieri, o advogado Fabio Nascimento, que foi assistente de acusação no Júri, o presidente da 5ª Subseção de Várzea Grande, Rodrigo Araújo, e demais advogados e advogadas.
Mulher | 08/08/2024 23:11:55
Huuuuuuuum a vÃtima é advogada né? Fui juri e nao vi nenhuma destas duazinhas aà lá. Ahhhhh claro, as vÃtimas eram do Pedra 90, 1 de março, pobres... entendi tudo.
De olho | 08/08/2024 19:07:29
Essa senhora que se denomina presidenta da OAB seccional mato grosso não tem vergonha na cara só está posando para fotos e dando entrevista defendendo direito das mulheres só de fazenda de conta Ela tem ciência que existe mulheres sendo humilhadas em autos de processo judicial e não faz nada para punir o advogado que está xingando pelo contrário ela acoberta essa atitude na verdade ela não passa de uma demagoga
Justiça encerra ação em que estagiária fraudou CNH em MT
Domingo, 03.08.2025 19h02
Estrutura, nível de estudo e cuidados são decisivos para cura
Domingo, 03.08.2025 18h33
Bombeiros extinguem 2 incêndios florestais e combatem outros 3
Domingo, 03.08.2025 18h18
Mercado de alimentos fakes apresenta crescimento; entenda
Domingo, 03.08.2025 17h20
Juíza absolve 6 policiais civis processados por tortura contra preso
Domingo, 03.08.2025 16h34