Sexta-Feira, 19 de Junho de 2020, 11h33
Indicação propõe compra de materiais clínicos para testar pacientes infectados por Covid-19
Da Redação
Em busca de alternativas para a saúde da população, o deputado Faissal Calil (PV) usou a tribuna na sessão plenária de quarta-feira (17), na Casa de Leis, para cobrar do governo estadual em adquirir e fornecer "swabs nasal e oral" em todas unidades hospitalares de Mato Grosso.
Trata-se de dois tipos de cotonetes estereis, materiais clínicos recomendados que podem ser utilizados para diagnosticar pacientes infectados com a Covid-19.
"Tem sido amplamente discutido entre os profissionais da saúde a importância do diagnóstico precoce para prevenção de agravamento do quadro clínico dos pacientes infectados pela Covid-19. O método laboratorial recomendado para o diagnóstico da infecção por SARS-CoV2 é a reação da polimerase em cadeia, com transcrição reversa em tempo real (rRT-PCR) em amostras clínicas respiratórias de trato superior ou inferior. Para realização do teste, é recomendada a coleta de swab combinado de nasofaringe e orofaringe ou de secreção de trato respiratório inferior", justificou.
Segundo o parlamentar, que sustenta a indicação com informações médicas, o método consegue detectar a presença do vírus entre o 3º e 7º dia de infecção e permite o imediato início do protocolo de tratamento logo nos primeiros dias, reduzindo, como consequência, a mortalidade e lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Hoje em dia também se utiliza o swab no controle de qualidade das indústrias para testes de amostragem e avaliação de limpeza e descontaminação de equipamentos.
A cópia do documento legislativo será encaminhado para o governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
PM afasta soldado do cargo por liderar grilagem de terras em MT
Domingo, 20.07.2025 22h44
MT tem aumento de 137% nas gravidez acima de 45 anos
Domingo, 20.07.2025 18h25
Rua Javé recebe serviços de terraplenagem e será asfaltada em VG
Domingo, 20.07.2025 18h10
Pequi e óleo de milho podem ajdudar tratar Alzheimer e Parkinson
Domingo, 20.07.2025 18h02
STJ aponta erro e anula sentença de 10 anos de prisão por roubo a fazenda
Domingo, 20.07.2025 17h51