Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021, 11h45
BOLSONARISMO
Sindicato cita "liberdade cátedra" e processará escola por punir professora em Cuiabá
Profissional teria sido exposto a situação veaxtória
G1
O Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sintrae) diz que vai adotar medidas judiciais por causa da exposição da professora do Colégio Notre Dame de Lourdes, em Cuiabá, que foi suspensa pela direção da unidade após criticar o presidente Jair Bolsonaro durante uma aula online para o 3º ano do ensino fundamental. Afirmou ainda que a fala não foi tirada de contexto, sendo condizente com o que estava sendo debatido com os estudantes naquele momento.
“Existe a liberdade de cátedra. Os professores se posicionam dentro de diversos temas. O tema discutido pela professora, no qual causou essa confusão toda, era uma proposta de discutir a demarcação das terras indígenas, uma proposta da escola, que estava discutindo isso com os alunos. Os professores têm liberdade de dar sua opinião, de colocar as situações todas, que é uma liberdade de ensino. Agora, tem todas as suas responsabilidades também em relação a isso”, disse Nara Teixeira Souza, presidente do Sintrae.
O áudio da professora criticando o presidente foi gravado. "Ele é a favor do desmatamento. Ele é a favor que os garimpeiros façam destruição dentro das terras indígenas. Além da destruição da natureza, está prejudicando o povo indígena. Os garimpeiros e o presidente da república são a favor disso. Temos que começar a pensar o que queremos para o nosso Brasil", disse a educadora durante a aula.
Dois dias após esse áudio ter vazado, um helicóptero da Polícia Militar sobrevoou a escola com a bandeira do Brasil aberta por um dos tripulantes e causou agitação entre os estudantes que estavam no pátio. A direção da escola diz que os fatos não têm relação entre si e que o sobrevoo já estaria programado como parte das comemorações da Semana da Pátria. O Centro Integrado de Operações Aéreas, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Ciopaer) divulgou o ofício feito pela escola solicitando a presença do helicóptero.
O pedido é de quarta-feira (1º), um dia depois do áudio da professora ter vazado, mas a coordenadora do projeto diz que a solicitação foi feita antes. "Já estava programado, já tem registro disso acontecendo antes. É uma escola apartidária, não tem relação nenhuma. Qual era o meu objetivo? Que as crianças conhecessem um pouquinho das pessoas que servem a pátria. Seja bombeiro, seja Polícia Militar, isso é um trabalho que já acontece nas escolas”, disse Marina Nogarol, coordenadora de Educação Infantil.
Apesar das explicações, o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) instaurou um inquérito para investigar o sobrevoo. O objetivo é saber se a ação foi praticada com algum cunho político ou de intimidação. A diretora do colégio Notre Dame de Lourdes afirma que a escola não adota o debate político em sala de aula. “Nós temos 50 anos, sou ex-aluna, a escola jamais, jamais tem uma postura político-partidária”, disse irmã Marluce Almeida.
Em nota, a Sesp informou que, além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram na escola para uma palestra sobre o tema “Segurança Pública” a convite da direção da unidade. A secretaria afirma que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido por servidores da pasta nesse sentido será motivo de medidas administrativas.
Alcy Martins Ferreira | 04/09/2021 08:08:44
Toda vida existiu garimpos dentro de reserva indiginas e com anuência dos próprios indiginas, que por sinal não são mais indiginas patavina nenhuma. São os indiginas que vendem os espaços florestais para retirada de madeiras e minérios para comprarem Hilux. Ãndios de hoje não tem nada de vÃtima nessa história. Ontem encontrei com uma equipe deles no bairro tijucal (homens, mulheres e crianças) pedindo esmolas à s pessoas. Porque não procuram subsistência própria em suas terras em que exigem demarcação?
Douglas | 03/09/2021 21:09:26
A vergonha era no débito, agora vai parcelar no crédito com esse processo vexatório, vocês são uma vergonha. Sala de aula é para aplicar conteúdo elaborado, não opinião polÃtica.
Joseh | 03/09/2021 18:06:29
Simples de resolver: demite ela e o sindicato dá emprego p?a ela opinar sobre polÃtica.
Nem lulla Nem Bolsonabo | 03/09/2021 17:05:19
Sindicato é tão lixo que é a base do Lulo/petismo... lula aprendeu a roubar no sindicato, fazendo esquema para negociar salário com os "patrão". O dia que sindicalista servir para alguma coisa, deixa de ser sindicalista.
Eleitor Atento | 03/09/2021 17:05:04
Como contribuinte posso falar. Porque esse helicopetero em voo rasante na escola, colocando em perigo os alunos,falta de responsabilidade ao autor dessa proeza...é como apagar rastreamento de dinamite...assim nascem as grandes tragédias.NOTRE...quer dizer NOSSA GRANA.
Marcelo pagador de impostos | 03/09/2021 16:04:52
Por isso que digo, se tivesse demitido ela, não teria esses transtornos. Processo morto, uma vez que se a escola contratou o profissional para ensinar português ou qualquer outra matéria, menos tecer suas opiniões em sala de aula. Já pensou se a moda pega, alunos não vão aprender mais nada a não ser polÃtica
Marcio | 03/09/2021 16:04:37
As pessoas honestas e trabalhadora, jamais estaria nessa manifestação, pois teria que trabalhar neste horário. Agora, em se tratando de vagabundos, que não trabalham, qualquer hora é hora para protestar. Bando de vagabundos.
Porcos imundos ptralhas satanistas | 03/09/2021 16:04:28
Distribuir pão com mortadela pinga e maconha crack e maconha pros safados sair gritando por aà pra um presidiário ser solto pode né, sair quebrando tudo saqueando lojas enfrentando a PolÃcia só vagabundos pode né, se a professora quer falar de polÃtica porque não faz estas perguntas para os alunos : qual partido polÃtico é reconhecido mundialmente como uma organização criminosa? Qual o único ex presidente do Brasil que foi preso por corrupção? Quem roubou os fundos de pensão dos aposentados e pensionistas? Quem mandou bilhões de reais do Brasil para paÃses comunistas ? Quem é o maior ladrão do mundo?
Nanci | 03/09/2021 16:04:23
Eu como mãe, se tivesse um filho assistindo essa aula, com certeza processaria a professora e a escola pois entendo, que essa fala, não faz parte do tema discutido, e a tentativa de manipulação pela idade das crianças.
Marcio | 03/09/2021 16:04:18
Os filhos desse João Carlos, sempre estudaram em escola pública e quer falar que não colocaria seus filhos no Notre Dame. Não coloca, por que não tem como pagar. Mas, fica tranquilo, nas escolas públicas, seus filhos serão doutrinados. Brevemente, eles estarão usando nome social.
Luciano | 03/09/2021 16:04:15
Adoro ver os comentários dos bolsomÃnions que saem em defesa da honra e dignidade do lÃder deles. Um deles disse (mentiu) que está processando a professora. Fala sério... O que bolsonarista gosta mesmo é de mi-mi-mi e frescuragem.
Stive | 03/09/2021 15:03:35
PARABÉNS AO COLÉGIO PELO GESTO PATRIOTA!! QUANTO A ESSE SINDICATO NOJENTO VÃO ARRUMAR SERVIÇO BANDO DE VAGABUNDOS...
Cuiabano | 03/09/2021 15:03:21
Sindicalistas arruaceiros, vcs vão caçar o que fazer isso sim! Vcs vão processar a escola, tá tudo certo e eu como pai irei processar a professora, ela estava sendo paga pra isso! Aguardem ela, que já já ela estará na fila da mortadela.
Francisco Gomes | 03/09/2021 15:03:11
Cada um colhe o que planta. RidÃculo esse Sindicato esquerdista fazer vista grossa a uma atuação infeliz da profissional de ensino. Errou, tem que sofre punição sim senhor!!!
Ademir | 03/09/2021 15:03:04
Omitiram o que ela falou de bolsonaristas, chamando todos de corruptos, de bandidos!!!! Vai ser processada e ter de provar na Justiça, se retratar e ainda pagar por perdas e danos!!!!!
João José | 03/09/2021 14:02:42
E eu como pai, estou processando a professora.
Mariazinha | 03/09/2021 14:02:30
Mudemos de assunto....kkkkk...o Helicóptero fará voos panorâmicos de quando de PARADA GAY !!!! O Presidente fará seu Debut Triunfal....saindo do ARMÃRIO ....de ROSA PINK e CHIFRES.....kkkk a Galhada será em NEON GRANPOLA.....voará por conta dos COMUNISTAS....sem parar enquanto durar o Evento....e jogará Pétalas de Rosas Choque sobre os Debutantes....kkkkkk...as Freirinhas do NÓS TE DAMOS...kkkk e Diretoria faram um Corredor Pelotense para que adentrem o EVENTO !!!
Zelão o Gostoso | 03/09/2021 14:02:14
O Maia disse que o Bozo é GAY !!! Preocupa não presidente,é só um probleminha de câmbio ....Tà ESCAPANDO A RÉ . Agora se encavalar ai muda de figura...só REDUZINDO OU FREZANDO !!!
José Carlos | 03/09/2021 14:02:07
Esse colégio perdeu perdeu o meu respeito e meus filhos não estudarão mais lá. Chega....
PANTANAL | 03/09/2021 13:01:40
SINDICATO ==== MAFIA
Cris | 03/09/2021 13:01:22
Que chatice, quanto mi-mi-mi, aff
Sem partido | 03/09/2021 12:12:59
Professora estava fazendo apologia a um partido, escreveu no quadro negro o nome de politico e numero de partido, ela não esta la para isso, não e para defender nem um nem outro, esta para ensinar, português, matemática, geografia e etc...Lugar de defender opinião partidária e na rua em bar em qualquer lugar menos em sala de aula para crianças e adolescentes!!!
Nem lulla Nem Bolsonabo | 03/09/2021 12:12:56
Que novidade!!! (s)indicato de professores e funcionários públicos em geral, são um amontoado de defensores de maior verme que pisou nesta terra, então é natural que tudo que se oponha a posição do partido do kPTa, seja contra errado de acordo com os sindicatos. Nos Governos do Blairo e Silval, quem mandava na secretaria de educação era o PT e a educação do MT que já era horrÃvel, conseguiu piorar muito. Filho meu não estuda em escola, onde professor é militante polÃtico, seja pró mulla, seja pró mico.
alexandre | 03/09/2021 12:12:53
A professora vai acabar perdendo o emprego, por culpa do sindicato, deixa ela em paz, tem que petezar tudo.?..
Teresinha | 03/09/2021 12:12:34
Parabéns ao sindicato. Sindicato é para defender o sindicalizado ??? Parabéns para a professora, coragem de se posicionar numa escola bolsonarista. O debate deve ser democrático e não demonizar quem pensa diferente.
Ana | 03/09/2021 12:12:34
Sem partido, a foto com o nome do polÃtico no quadro foi antes da última eleição, as pessoas estavam sem máscara. Esse fato da professora foi aula on-line.
alberto | 03/09/2021 12:12:29
Eu ´pago para meus filhos terem ensino de matérias de acordo com a cadeira, mas não para meus filhos ouvirem posições pessoais de professor e essa liberdade de cátedra que o faça na casa dela ou em outro lugar menos na escola que pago...sempre irem contra...
Maria | 03/09/2021 12:12:24
TINHA QUE METER UMA MULTA SUPER ALTA NESSA PORCARIA DESSA ESCOLA, E A PROFESSORA TINHA QUE PROCESSAR A ESCOLA TAMBÉM, E A PESSOA QUE AUTORIZOU O HELICÓPTERO DE SOBREVOAR A ESCOLA TINHA QUE SER EXONERADO
Observador | 03/09/2021 12:12:24
Parabéns a está nobre professora que abordou o tema!professores assim nos enchem de orgulho!ao sindicato,ao qual ela é filiada,cabe a tarefa de defende-la.parabens senhora professora.a senhora nós enche de orgulho!
Geraldo Kruel | 03/09/2021 12:12:15
Ainda esse assunto chato ? Chega foiamax, a vitimização já deu, encheu o sapicuá. Mudemos de assunto.
julio | 03/09/2021 12:12:08
Esse mimimi da esquerda vai acabar forçando a escola a DEMITIR a professora comunista. Cambada de burro
rafael neto | 03/09/2021 11:11:54
conversa fiada desse sindicato, esta explicito que estava campanha eleitoral, agora me diga....qual sindicato que não é esquerda?
Rafa | 03/09/2021 11:11:10
Turma do vagabundo do nove dedos piram kkkkkkkk.
Juiz proíbe produtor rural de explorar fazenda após desmatar 48 hectares
Sábado, 03.05.2025 20h15
Juiz marca audiência para julgar quadrilha que tentou emplacar pirâmide
Sábado, 03.05.2025 18h20
PJC faz ação de prevenção ao bullying com estudantes
Sábado, 03.05.2025 17h28
Juiz nega devolver carro apreendido com suspeito de matar síndico
Sábado, 03.05.2025 17h00
Tarifa zero é aplicada pela primeira vez no domingo após Lei
Sábado, 03.05.2025 16h44