Quinta-Feira, 12 de Maio de 2022, 20h30
Tribunal de Justiça é apresentado a estudantes de Direito de Cuiabá
Da Redação
Estudantes de Direito da faculdade Faipe, em Cuiabá, conheceram a sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na tarde desta quarta-feira (11), por meio do projeto “Nosso Judiciário”. A iniciativa recebe acadêmicos de todos os semestres e apresenta um pouco do Poder Judiciário aos futuros operadores do Direito, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aproximando o Tribunal da sociedade.
Na ocasião, foram recebidas turmas do 2º ao 8º semestre, acompanhadas pelos professores Ronaldo Meireles e Joelmir Nunes Martins. Após visitar os corredores e alguns setores do TJMT, o grupo foi recepcionado no Espaço Memória pelo juiz Alexandre Elias Filho, titular da 8ª Vara Cível de Cuiabá e juiz convocado para a Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo, no 2º grau.
“Uma das melhores experiências que vocês podem ter é participar de estágios, manusear processos, assistir audiências. O Poder Judiciário sempre esteve de portas abertas ao cidadão, o que faltava era o poder de informação, que se ampliou muito nos últimos anos. Nosso intuito é diminuir essa distância e mostrar o tribunal a vocês e à sociedade”, afirmou o magistrado.
O juiz convocado falou sobre os desafios da magistratura, contou um pouco da sua experiência como advogado no estado de São Paulo, falou sobre concursos, ciências humanas e problemas sociais, conciliação pré-processual e tirou dúvidas dos estudantes a respeito de estágio, produtividade e desempenho do tribunal.
Para quem vivenciou a experiência, o aprendizado foi de grande valia. “O que eu aprendi na faculdade não é o que eu aprendi aqui hoje. Foi uma experiência muito boa, que demonstrou que o Judiciário não é impessoal, que temos acesso fácil ao juiz, que há uma aproximação muito boa. Quando estávamos tendo aula apenas on-line, nós sonhávamos em saber como era e como funcionava. Hoje tivemos acesso e pudemos ter a oportunidade de entender um pouco mais sobre a magistratura”, pontuou a acadêmica Rosiley Taques de Oliveira.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o sistema PJe, como funcionam os trâmites processuais, a plataforma e a nova realidade de virtualização dos processos – conteúdo apresentado pelo coordenador judiciário do TJMT, Bruno José Fernandes da Silva.
Participaram da visita 44 alunos.
Mutirão Ambiental de 2º Grau prevê solucionar 148 ações
Terça-Feira, 08.07.2025 21h03
Júri de réu por assassinato é adiado de novo e família protesta contra demora
Terça-Feira, 08.07.2025 21h00
Júri condena réu por atropelar vítima várias vezes ao suspeitar de furto
Terça-Feira, 08.07.2025 20h58
Assassino da esposa, PM é condenado a 12 anos por atirar em jogador em Cuiabá
Terça-Feira, 08.07.2025 20h45
Indígena com deficiência intelectual severa obtém registro civil em MT
Terça-Feira, 08.07.2025 20h12