Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2015, 11h03
Vistoria revela Adauto Botelho abandonado
DIÁRIO DE CUIABÁ
Uma vistoria feita pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso no Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho revelou o que pode ser uma das unidades de saúde mais precárias do Estado. De acordo com a responsável pela área da saúde da Coordenadoria de Ações Comunitárias, defensora Sílvia Maria Ferreira, a vistoria constatou graves problemas de infraestrutura que causam riscos aos pacientes.
Conforme a defensora, a visita teve o intuito de averiguar a estrutura física e o quadro de profissionais do local. Na oportunidade, ela constatou que havia buracos nas paredes, rachaduras, inúmeros vidros e portas quebradas, além da necessidade de contratação de servidores. “Também não há cama e colchões suficientes, o que, inclusive, impede que o hospital atinja sua capacidade máxima de 70 internos. Tem esgoto a céu aberto e ainda um carro parado há meses por falta de pneus”, pontuou a defensora.
Ainda segundo informações do parecer técnico, as condições sanitárias são alarmantes e não há o devido acondicionamento térmico. “Na ala feminina há apenas um banheiro com chuveiro, este instalado pelos próprios funcionários. No refeitório, que não possui laje e é coberto com telhas de zinco, sempre que chove ocorre infiltração”, relatou.
Outro problema constatado na unidade pela defensora diz respeito à rede elétrica. Inaugurado em 1957, com a última grande reforma realizada na década de 90, a rede é precária e tem sofrido quedas de energia constantemente. “O setor administrativo é insalubre, com problemas nas paredes e pouca iluminação”, reforçou Sílvia Ferreira.
Além disso, a defensora ressaltou que não tem equipe de manutenção, falta material de expediente e de higiene para os pacientes e, principalmente, medicamentos e insumos. Frente ao constatado na vistoria, Sílvia Ferreira disse que irá oficiar o estado, responsável pela gestão da unidade, e o próprio hospital, para que envie informações complementares. Do mesmo modo, irá estender as visitas às outras seis unidades que integram o Centro Integrado de Assistência Psicossocial.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde informou que ainda não foi notificada pela Defensoria Pública do Estado em relação à vistoria no Adauto Botelho e, por este motivo, não se manifestará sobre o assunto.
MPF investiga Conselho por contratações sem concurso em MT
Domingo, 13.07.2025 08h14
TJ-MT mantém afastado tabelião interino suspeito de desviar R$ 308 mil
Domingo, 13.07.2025 08h10
Bem-Estar Animal cria projeto "Campanha 20Ver" em Cuiabá
Domingo, 13.07.2025 07h52
Conselho de Educação Alimentar recebe inscriçoes até dia 28
Domingo, 13.07.2025 07h30
Juíza penhora bens de ex-servidor condenado por esquema de CNHs
Sábado, 12.07.2025 16h15