Curiosidades

Quarta-Feira, 22 de Fevereiro de 2023, 18h28

IMPERATRIZ CAMPEÃ

'Eu não vim para perder', diz filha de Lampião

G1

 

A família de Lampião, que foi tema do desfile da Imperatriz, através de uma interpretação lúdica, foi para a quadra da escola para comemorar o título, decretado nesta quarta (22).

"Emoção muito grande, primeiro estar homenageando meu avô, junto com minha mãe de 90 anos. É uma sensação única!", disse a neta de Lampião, Gleuse Meire Ferreira.

A filha do cangaceiro, Expedita Ferreira, que desfilou na escola, também esteve na quadra, assim como bisnetos e outros parentes do tema do desfile. “Foi muito emocionante eu não vim para perder. Essa é uma homenagem ao Nordeste”, disse ela ao g1.

A Imperatriz Leopoldinense se inspirou na literatura de cordel para celebrar a história de Lampião, o rei do Cangaço, em seu desfile na madrugada desta terça-feira (21). (Veja os vídeos do desfile acima).

Em busca de seu nono título no Grupo Especial, a escola cantou o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida". Nele, explorou a vida e, principalmente, a morte do cangaceiro.

O desfile da Imperatriz contou com 3 mil componentes divididos em 24 alas, com cinco carros e dois tripés.

O cordel deu as caras logo na comissão de frente, que mostrava a jornada de Lampião após morrer, indo do inferno ao céu sem encontrar abrigo em lugar algum.

No abre-alas, o rei do Cangaço aparecia em seu cavalo sobre uma reprodução colorida do Sertão, com bois, cactos e grandes crânios bovinos. Como destaque, Matheus Nachtergaele e Regina Casé como Lampião e Maria Bonita.

Nas primeiras alas, a escola costurou a vida de Lampião e seu bando com cultura popular nordestina da época, com beatos, repentistas, cordelistas, carpideiras e mamulengueiros.

As desventuras do cangaceiro, pelo menos em vida, já terminaram no segundo carro. Não menos colorida que a primeira, a alegoria mostrava a morte do bando pela polícia.

Desse momento em diante, a Imperatriz assumiu um tom vermelho pra narrar a jornada de Lampião ao inferno.

Lá, o próprio Cramulhão pede que seus demônios impeçam a entrada do cangaceiro.

A partir do terceiro carro, a escola adota o azul como cor majoritária na subida aos céus. Apesar de um lugar de paz, os santos começam uma grande batalha para expulsá-lo de lá, como foi contado no quarto carro.

 

Confira também: Veja Todas