Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 20h00
GRIPE AVIÁRIA
Argentina, China e UE suspendem compra de frango brasileiro
CORREIO24 HORAS
Argentina, China e União Europeia (UE) suspenderam a compra de carne de frango brasileiro pelos próximos 60 dias após um registro de foco de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta sexta-feira (16).
“O sistema brasileiro é tão robusto, tão confiável, que vários países passaram a trocar o protocolo sabendo que o Brasil sabe fazer a contenção, tem estrutura para fazer a contenção. Então, a restrição comercial fica para a região do foco. E alguns países não mudaram o protocolo, que é o caso da China. A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro”, disse o ministro em entrevista à TV Centro América.
Durante a tarde desta sexta-feira (16), o governo da Argentina também determinou a suspensão das importações de carne de frango do Brasil e subprodutos. Em comunicado, o Serviço nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina informou que a medida vale até que o governo do Brasil certifique que o país está livre da gripe aviária.
Mais tarde, Fávaro afirmou à Globo News que a UE havia tomado a mesma decisão, sem, porém, dizer por quanto tempo. Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes eliminadas. A Secretaria de Agricultura do RS vai investigar se há outros casos em um raio inicial de 10 km da região de identificação do foco.
De acordo com o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país — antes as ocorrências eram em aves silvestres, ou sejam que vivem soltas na natureza. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
Homem atropela ex-companheira horas após término de relação
Sábado, 17.05.2025 07h00
Zema posta meme de Lula como bebê reborn: “Apertou, faz caquinha”
Sábado, 17.05.2025 06h00
Venda de tadalafila cresce 2.000% em dez anos no Brasil, revela Anvisa
Sábado, 17.05.2025 05h00
México decide suspender importações de frango do Brasil
Sábado, 17.05.2025 03h00
Amante do traficante TH, travesti quer brigar por herança
Sábado, 17.05.2025 02h00