Mundo Sábado, 17 de Maio de 2025, 03h:00 | Atualizado:

Sábado, 17 de Maio de 2025, 03h:00 | Atualizado:

GRIPE AVIÁRIA

México decide suspender importações de frango do Brasil

Após China, UE e Argentina, México também impõe restrições

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

galinhas.jpg

 

O México vai suspender a importação de carne de frango proveniente do Brasil, alegando preocupações sanitárias relacionadas à influenza aviária. A decisão foi confirmada ao Metrópoles, nesta sexta-feira (16/5), pelo Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentária (Senasica), vinculado à Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do país.

Segundo o órgão, a medida visa “salvaguardar a sanidade animal” do México, e serão restringidas as mercadorias de origem avícola que representem risco.

Atualmente, o México ocupa a sétima posição entre os maiores compradores de carne de frango do Brasil. Em 2024, as importações mexicanas desse produto totalizaram mais de 212 mil toneladas, representando um aumento de 22,6% em relação ao ano anterior. A Senasica prepara a notificação do embargo para enviar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Entenda o que é a gripe aviária

Também conhecida como influenza aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos, no entanto, com um baixo risco.

Entre os principais sintomas apresentados nas aves, estão dificuldade respiratória, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação motora, torcicolo, diarreia e alta mortalidade.

Todas as suspeitas de gripe aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária.

 

Quarto anúncio de suspensão das importações

O país é a quarta potência que decide restringir a importação de carne de frango do Brasil. A China, principal destino das exportações, anunciou a suspensão temporária das importações após a detecção de um caso de influenza aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. União Europeia e Argentina tomaram a mesma decisão.

A medida chinesa, que deve durar 60 dias, afeta aproximadamente 14% das exportações brasileiras de carne de frango, que somaram US$ 9,46 bilhões no ano encerrado em março de 2025.

O primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no país foi detectado na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a doença “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet