Domingo, 03 de Agosto de 2025, 06h00
LEI MAGNITSKY
Criador de norma sugere a Moraes recorrer ao Judiciário americano
Ele vê a sanção de Trump ao ministro do STF como injusta
NSC TOTAL
William Browder, criador da Lei Magnistky, utilizada como sanção ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a aplicação da lei neste caso é “injusta”. O ministro disse, nesta sexta-feira (1°), que vai ignorar a sanção americana. As informações são do O Globo.
Browder recomendou, ainda, que Moraes recorra ao Judiciário americano para apelear contra as sanções, já que a lei “está sendo mal aplicada no caso dele”.
— É bastante óbvio que a razão pela qual Donald Trump decidiu aplicar a Magnitsky ao ministro Moraes é o presidente americano estar bravo pelo fato de o juiz estar envolvido no processo contra o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro por golpe de Estado. Isso não é base legal, não pode ser a razão para sancionar alguém — disse.
Ele defende que a lei seja aplicada para punir abusadores de direitos humanos e corruptos, e que ela é muito clara nesse sentido, sem a necessidade de modificações.
— Essa má aplicação não ajuda a Lei Magnitsky. Se alguém é incluído na lista de sanções por razões políticas, da próxima vez que um assassino em massa entrar na lista, ele vai dizer que isso não significa nada porque a lei está sendo usada com uma série de objetivos diferentes. Vai dizer que não é um assassino — afirmou Browder.
O investidor citou diversos casos que a lei já foi aplicada corretamente, como “na organização de campos de concentração em Xinjiang, na China” e na punição de pessoas envolvidas “com a execução em massa da minoria Rohingya, em Nianmar”.
Para ele, não há nenhum risco de outros países que já possuem leis similares à Magnitsky aplicarem a sanção a Moraes.
Dona Porfiria Amorim | 03/08/2025 07:07:45
Eu fico passada como os bolsonarista se articulam para tentar ferrar as pessoas. Que horror!
Carlos Nunes | 03/08/2025 06:06:05
Pois é, a Lei Global MAGNITSKY foi aprovada pelo tio BARACK OBAMA, depois de ser debatida exaustivamente. Quem propõe a Lei sabe que ela sofre alterações após os debates. Algumas coisas são retiradas e outras acrescentadas. Do tio BARACK OBAMA até hoje, mais de 700 pessoas foram alcançadas pela Lei, em todo mundo, inclusive JuÃzes de altas Cortes de Justiça. A Lei é aplicada contra aqueles que atentam contra à Liberdade de Opinião e Expressão...aos Direitos Humanos...e que CENSURAM. No Brasil já temos o nosso SERGEI LEONIDOVICH MAGNITSKY tupiniquim... é o CLERISTON DA CUNHA - único morto no GOLPE que não houve. Morreu porque tio XANDÃO não o liberou pra tratamento médico quando ele mais precisava. Foi o maior atentado à Declaração Universal dos Direitos Humanos. Não liberar uma pessoa pra tratamento É DESUMANO pra burro. Não se faz isso nem com animais. Esse crime exige Justiça. A viúva e as filhas órfãs do CLEZÃO esperam Justiça. Senão vai virar mais um caso do AINDA ESTOU AQUI, que ganhou o Oscar. CLEZÃO foi só um pai de famÃlia da raça negra, que chegou no fim da tarde do dia 8 de janeiro. Nem manifestante era.
"A Justiça é cega, mas não é tola", diz Moraes em decisão
Terça-Feira, 05.08.2025 14h00
Bolsonaro “forçou” prisão para se passar por vítima, avalia ala do governo
Terça-Feira, 05.08.2025 13h00
Nikolas usou ligação com Bolsonaro para tentar coagir o STF
Terça-Feira, 05.08.2025 12h00
Eduardo Bolsonaro diz que Moraes é "psicopata descontrolado"
Terça-Feira, 05.08.2025 11h00
Ato de Nikolas Ferreira foi crucial para prisão domiciliar de Bolsonaro
Terça-Feira, 05.08.2025 10h00