Mundo

Quinta-Feira, 20 de Outubro de 2022, 09h00

ATO EVANGÉLICO

“Se quer fazer política, faça na rua, não no altar”, diz Lula

METRÓPOLES

 

Em evento com cerca de 200 pastores em São Paulo, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/10), a carta para evangélicos. No discurso, Lula reforçou defender a liberdade religiosa e da família, e criticou lideranças religiosas católicas e evangélicas que “tiram proveito” da posição de poder para influenciar fiéis.

O candidato publica o documento a 11 dias do 2° turno das eleições. A carta de aproximação ao grupo religioso foi divulgada após semanas de especulações e resistência por parte de Lula.

 

“Eu defendo que as pessoas participem da política, mas, se um pastor quer fazer política, ele que vá para a rua fazer política, não pode é fazer na igreja. Se um padre quiser fazer política, que saia, mas não tire proveito do altar para fazer política. Saia, vá para a rua, vá defender ou questionar o que quiser”, discursou Lula aos mais de 300 convidados no evento de divulgação.

 

O ex-presidente indicou que, em uma eventual vitória, as igrejas poderão atuar junto ao governo em ações sociais. “Grande parte das políticas sociais que o governo faz pode ser feita também pelas igrejas. As igrejas católica e evangélica têm serviços prestados em várias áreas. As igrejas são melhores que o governo, custam mais barato”, acrescentou.

Carta para os evangélicos

O compromisso de campanha começou relembrando os feitos pela liberdade religiosa durante seus governos. “Senti a necessidade de reafirmar meu compromisso com a liberdade de expressão e de culto”, consta na carta assinada por Lula. “Meu governo não adotará qualquer medida que fira a liberdade de culto”, continuou o documento.

“A tentativa de uso político da fé não ajuda ninguém”, afirmou Lula na carta. O ex-presidente ainda disse que é um “triste escândalo de uso da fé” o que está acontecendo nestas eleições. 

Comentários (8)

  • Fábio |  20/10/2022 18:06:05

    "Se quer fazer política, que faça nas ruas, não nas escolas e universidades". Né petralhas?...

  • Gonçalo Corrêa  |  20/10/2022 15:03:17

    Olha só quem diria né, essa turma do mal do bolsonaro usa os crentes para manipular as suas mentiras, dizem que o Lula vai fechar igrejas, é a favor de aborto, vai fazer banheiros únicos para todos blá-blá-blá. O Lula está sendo mais crente do que todos eles junto principalmente porque dizer Deus acima de tudo. O grande respeito que o Lula demonstrou não usar a casa de Deus o púlpito onde é aberta a palavra Deus para fazer campanha e ainda mais falando mentiras como a do bolsonaro. O primeiro mandamento é não terás outro deus além de Mim. O segundo não farás para ti imagens e esculturas não adoraras e nem te curvaras O terceiro não usará o nome de Deus em vão. Infelizmente muitos que se dizem crentes não estão guardando os mandamentos e olha que tem até novelas sobre eles. Estão idolatrando bolsonaro, espalhando ódio entre pessoas, bolsonaro não está acima de Deus, usa mentiras para enganar os crentes. O Lula foi sábio não usem a casa de Deus como barganhas e politicagem. Veja os pastores no MEC que mal testemunho, veja pastor Silas malafaeir o cara transfigurou de amor para o ódio. Ser crente não é isso, que saudades dos crentes, orando visitando os enfermos, ajudando os viciados a se recuperar, não é isso que Jesus pediu? Veja se um vídeo é verdadeiro senão vc está cometendo outro pecado espalhar mentiras contra outra pessoa. Fica tranquilo Deus permitirá quem irá ganhar vc só tem que orar meu amigo e confiar no plano de Deus, vc irá manifestar com seu voto e sua experiência de vida.

  • CHIRRÃO 22 |  20/10/2022 14:02:52

    ESCÂNDALO DA FÉ ?? Escândalo foi o que o Luladrão e o PT fizeram no Brasil por 16 anos !

  • Larápio  |  20/10/2022 13:01:06

    Quer fazer comício faça no meio do cidadão de bem trabalhador não no meio de traficantes com facções em presídios

  • PANTANAL |  20/10/2022 11:11:26

    MAL EXEMPLO VAGABUNDO SEM MORAL CINICO NATUREZA ERRADA CANCER DO BRASIL

  • Xisto Afranio  |  20/10/2022 09:09:56

    Mesmo sendo bolsonaro eu concordo com essa ponderação do opositor. Ele tem toda razão

  • alexandre |  20/10/2022 09:09:49

    lula não vai a Igreja mesmo, os vermelhos são contra a religião..

  • GILSON |  20/10/2022 09:09:48

    NEM EM TERREIRO DE UMBANDA DE CONDENADO?????????????????????????????MENTIROSO E SORRATEIRO....... BRASIL PARA FRENTE E NÃO ANDANDO PARA TRAS,.

Confira também: Veja Todas