Polícia

Terça-Feira, 20 de Maio de 2025, 07h51

PERSONAL

PC prende 16 por distribuir drogas para "emergentes" em Cuiabá e VG

Transportadora era utilizada em esquema

Da Redação

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a Operação Personal, para cumprimento de 98 ordens judiciais, contra um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

As investigações identificaram um complexo esquema de distribuição de drogas, relacionado ao envio de drogas da fronteira (Cáceres) para distribuição em Cuiabá e Várzea Grande, atingindo diversas camadas sociais da região metropolitana. As ordens judiciais, sendo  16 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e 34 determinações de bloqueio de contas bancárias vinculadas a investigados, foram expedidas pela Justiça com base nas provas colhidas ao longo da investigação conduzida pela Denarc.

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e na cidade de Londrina (PR). O cumprimento das ordens judiciais conta com a participação de dezenas de policiais civis da Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior e da Diretoria de Atividades Especiais e da Denarc do Paraná.

A operação tem como base o avanço das investigações da Operação Maximus 2, já concluída, com indiciamento de 19 investigados por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico e também de lavagem de capitais praticados por uma organização criminosa.  

Com o levantamento de novos elementos probatórios, foi possível identificar que um dos alvos investigados se associou a outros envolvidos (até então não identificados) para o cometimento de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas.

Com o encontro de provas em relação a terceiros não abrangidos na investigação inicial, foi descoberto um complexo e recorrente sistema de distribuição de drogas, com reiteração criminosa, e envio de drogas da fronteira (Cáceres) para distribuição na cidade de Cuiabá e Várzea Grande. As investigações levaram a  identificação de transportadores das drogas e traficantes locais, que adquiriam e revendiam os entorpecentes abrangendo várias camadas sociais em Cuiabá.

Durante as investigações e levantamentos foi realizada a interceptação de uma carga de drogas do grupo criminoso. Na ocasião, foi preso em flagrante um casal com 23,57 quilos de maconha. Segundo as investigações, o grupo criminoso movimentava expressivos valores por meio de contas de "laranjas", utilizava aplicativos para repasse de entorpecentes e mantinha um esquema de ocultação patrimonial com a utilização de pessoas interpostas.

As investigações continuam com análise do material apreendido e rastreamento dos ativos financeiros bloqueados. Personal faz referência à prática dos crimes de tráfico somente entre pessoas de confiança dos investigados e com indicação, aliada à atividade secundária do alvo principal.

A operação está dentro da Operação Inter Partes, que integra o planejamento da Polícia Civil de Mato Grosso para enfrentamento ao crime organizado, dentro do Programa Tolerância Zero do Governo para combate à atuação de facções criminosas no Estado.

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

Operacao Personal

operacao policia civil Personal.jpeg

operacao Personal.jpg

Personal.jpg

op Personal.jpg

Comentários (2)

  • Kleber |  20/05/2025 11:11:26

    E os nomes???pq só divulgam de algumas operações outras nao??

  • NOIADOS DE MERDA  |  20/05/2025 08:08:27

    Esses NOIADOS USUARIOS DE DROGAS VÃTIMAS DA SOCIEDADE QUE SUSTENTA AS FACÇÕES E OS TRAFICANTES O CRIME ORGANIZADO QUE FEDEM MUITO MAIS QUE MERDA QUE ESGOTO E QUE (CORRUPÇÃO QUE MATA MUITO MAIS GENTE É CLARO) . DEVERIAM PELO MENOS PEGAR UNS 12 ANOS DE CADEIA INICIAL E FECHADO E CUMPRIR MESMO .

Confira também: Veja Todas