Quarta-Feira, 19 de Março de 2025, 17h03
DESTRUIÇÃO
AL aprova mudanças em agrotóxicos em MT
G1-MT
O projeto que trata do uso de defensivos agrícolas e muda as regras de aplicação de agrotóxicos em todo o território do estado foi aprovado nesta quarta-feira (19), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O projeto, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), altera a lei que trata do uso, produção, comercialização, armazenamento, transporte, aplicação e fiscalização de agrotóxicos no estado.
De acordo com o projeto, a emenda estabelece novas regras para a aplicação de defensivos agrícolas nas propriedades rurais e determina que, em cenários onde grandes propriedades fazem limites com pequenas e médias, a aplicação de agrotóxicos com aviões deverá ocorrer a uma distância mínima de 90 metros da linha de confronto entre as propriedades.
O projeto também estabelece a mesma distância de 90 metros quando as propriedades limítrofes — que vivem nos limites de uma extensão — tiverem culturas agrícolas distintas, para evitar impactos negativos entre os cultivos.
Conforme o documento, a proposta visa resolver conflitos frequentes entre produtores rurais, especialmente em regiões onde grandes propriedades estão próximas a áreas menores, e as aplicações de agrotóxicos podem prejudicar culturas vizinhas, como o caso da soja sendo afetada pela aplicação em pastagens.
A emenda foi aprovada com o objetivo de garantir a segurança e a convivência harmônica entre os produtores rurais, principalmente em relação à aplicação de agrotóxicos, e segue agora para sanção.
Grávida ficará em presa em casa e idosa tem prisão revogada
Quinta-Feira, 31.07.2025 08h21
Google, Microsoft e Apple vão repassar "dossiês" de advogados e servidores
Quinta-Feira, 31.07.2025 08h10
PC destaca movimentação de R$ 16 milhões de "braço operacional" de fraudes no TJ
Quarta-Feira, 30.07.2025 22h55
Esquema de agiotagem deu início aos desvios no TJ, revela juiz
Quarta-Feira, 30.07.2025 22h54
TCE suspende devassa em contrato entre Câmara de VG e advogada
Quarta-Feira, 30.07.2025 21h39