Política

Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2015, 18h09

NOVA ESTRATÉGIA

Após HC negado, Silval deve acionar STJ no final de semana

Ex-governador deve contar com "advogado das estrelas"

CLÁUDIO MORAES

Da Editoria

 

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Alberto Ferreira de Souza, negou há pouco liminar para soltar imediatamente o ex-governador Silval Barbosa. A decisão também atinge os ex-secretários de Indústria, Comércio Minas e Energia e também Casa Civil, Pedro Nadaf, e Fazenda, Marcel Souza Cursi, já que os HC's solicitados por todos detidos em decorrência da "Operação Sodoma" haviam sido unificados pelo magistrado.

O trio é acusado de promover a "venda" de incentivos fiscais em Mato Grosso. O empresário João Batista da Rosa, dono grupo Tractor Parks, confessou em delação premiada ter pago entre 2011 e 2014 cerca de R$ 2,6 milhões em propina para que tivesse redução na carga tributária.

Na terça-feira, Nadaf e Marcel foram presos pela Polícia Civil. Já o ex-governador fugiu do cerco policial e ficou foragido até a tarde de ontem quando se apresentou a juíza da 7ª Vara Criminal, Selma Rosane Santos Arruda.

Silval permanecerá preso na unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Verdão, em Cuiabá. Já os dois ex-secretários estão em celas separadas no centro de custódia de Cuiabá, antigo Carumbé.

RECURSO

Os advogados Valber Mello, Ulisses Rabaneda e Francisco Faiad devem ingressar nas próximas horas com um pedido de habeas corpus para o ex-governador junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os juristas não devem nem mesmo aguardar que a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça analise o mérito do HC negado no início da noite de hoje.

Em Brasília, Silval deve ter como advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o "Kakay". No mês passado, o "advogado das estrelas" conseguiu junto ao ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, uma liminar que revogou a prisão preventiva da ex-primeira-dama e ex-secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Roseli Barbosa, que havia sido presa na "Operação Ouro de Tolo".

Em nota a imprensa, a defesa do ex-governador, porém, afirmou que as próximas medidas serão tomadas após análise da decisão do desembargador Alberto Ferreira de Souza.

 

ÍNTEGRA DA NOTA

A defesa do ex-governador Silval Barbosa informa que diante da negativa da liminar nesta sexta-feira (18),  impetrada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os advogados vão analisar a decisão proferida pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza e decidir, em seguida, os próximos passos com o objetivo de restituir a liberdade do ex-governador.

ULISSES RABANEDA

VALBER MELO

FRANCISCO FAIAD

 

 

Comentários (7)

  • Zeca Homero |  19/09/2015 18:06:44

    Mato Grosso Estado de Investigação.

  • Cuiabano |  19/09/2015 14:02:47

    A decisao do HC em favor o CORRUPTO, deve estar redigida no STJ. Sem sombras de dúvidas.

  • Decio |  19/09/2015 04:04:53

    vamos la STJ, agora e a sua hora , faz aquela mesma cagada de sempre , solta os bandidos de cuiaba , so sabem fzer isso mesmo , bando

  • PROPANO |  18/09/2015 23:11:08

    ESSE CANALHA, LADRÃO TINHA QUE APODRECER NA JAULA. MAS QUANDO OUÇO ESSE NOME: STJ, Jà DESANIMO MUITO. PROCESSO QUE VAI PRA Là SÓ FICA PRESO QUEM QUER. É UMA VERGONHA AO PAÃS ESSE COLEGIADO.

  • lelo |  18/09/2015 19:07:30

    Sempre a mesma novela,agora vai para brasilia os deuses sempre arruma brecha,socorro e vergonhoso

  • Paulo |  18/09/2015 18:06:28

    ESTAREI ORANDO PARA QUE ESSE "ADVOGADO DAS ESTRELAS" NÃO BRILHE DESTA VEZ!!!

  • BESOURO |  18/09/2015 18:06:14

    tranca e joga a chave no portão do inferno.

Confira também: Veja Todas