Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2018, 18h20
AVALIAÇÃO
Bezerra: Lava Jato favoreceu Bolsonaro
CELLY SILVA
Gazeta Digital
Veterano da política brasileira, sendo um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), já tendo passado por Executivo e Legislativo, o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) entende a ascensão do colega de Câmara Jair Bolsonaro (PSL) ao posto de presidente do Brasil ocorreu devido a dois fatores: a insatisfação popular e a operação Lava Jato.
“Esse processo tem origem em duas coisas: na insatisfação popular, que é muito grande nesse modelo político brasileiro, e também repercussão da Lava Jato, que potencializou a questão da corrupção no Brasil e escancarou muita coisa. Isso teve também repercussão muito grande perante opinião pública. Esses dois ingredientes que forjaram essa situação que está aí”, disse ao Gazeta Digital nesta segunda-feira (29).
Na visão do parlamentar, esses fatores também foram decisivos na eleição do Congresso Nacional, que neste pleito teve sua maior renovação desde a redemocratização, inclusive, com muitos correligionários do presidente eleito (mais de 50 deputados federais e 4 senadores). Para Bezerra, a renovação não é sinônimo de avanço. “O Congresso Nacional, no meu ponto de vista, vai empobrecer. Elegeu muita gente despreparada, a mando de núcleos que não sabe nem o começo, nem o meio, nem o fim”, afirma.
Além do despreparo Bezerra cita o perfil autoritário de Jair Bolsonaro. “O candidato a presidente tem uma postura que não é a mais democrática. Por exemplo, o primeiro projeto que ele quer mandar pra Câmara é o projeto pra armar as pessoas. Eu acho que nós temos que promover o desarmamento, não o armamento”, defende.
Questionado se acredita que a pauta do armamento seja aprovada pelo Legislativo, o emedebista é enfático: “Difícil passar, impossível!”.
Bezerra avalia que mesmo sinalizando o contrário durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro terá que negociar com os partidos políticos caso queira impor seus projetos polêmicos, além disso, terá que priorizar outra questão: e economia.
“Não adianta falar em armamento, desarmamento, saúde, educação... A origem de tudo está no econômico. Se o econômico não vai bem, o resto não vai. Então, o que tem que mudar no Brasil é a política econômica”, pontua. “E ele vai ter que negociar com a Câmara e com o Senado, com o Poder Legislativo na questão das reformas, que estão pendentes, que o Brasil precisa fazer”, completa.
Armindo de Figueiredo Filho Figueiredo | 30/10/2018 09:09:31
Não concordo em seu autoritarismo, como pregoa o parlamentar. Isso não é verdade. NÃO é só por causa da "LAVA JATO" e sim pela HOMBRIDADE,HONESTIDADE, SERIEDADE,e ACIMA DE TUDO >>>>ELE TEM "MORAL". NUNCA RO U B O U ... e tem mais... nada de AUTORITÃRIO, e sempre ao lado da CONSTITUIÇÃO, respeitando sempre em suas FALAS......., ainda mais, se tratando de uma pessoa, com princÃpios militares., ou, seja, a DEMOCRACIA em primeiro lugar ...e sendo respeitada.. Nunca seu nome ENVOLVIDO em ESCÂNDALO (que os polÃticos atuais deveriam seguir como EXEMPLO). Ao contrário dos POLÃTICOS que estão aà (COM RARÃSSIMAS EXCEÇÕES). Isso que fez , com que ele fosse ELEITO. O RESTO!!!! é BAU BLAU BLAU. Fim de Papo ......
Zé do Araguaia | 30/10/2018 08:08:35
O que mais me surpreende é saber que ainda tem gente que vota nessa "múmia sem faixas".
Michele | 30/10/2018 07:07:47
O que favoreceu o Bolsonaro foram os parlamentares corruptos ... A lava jato somente tirou as vendas do povo!!!
silva junior | 30/10/2018 07:07:00
Prezado Senhor tens que agradecer a DEUS por ainda se reeleger e continuar a mandar no INCRA-MT, com seus apadrinhados e se beneficiar das falcatruas deles, o Senhor calado já está errado.
Julio Santos | 30/10/2018 06:06:40
Não Sr, o que favoreceu Bolsonaro foi polÃticos como Carlos Bezerra, o povo acordou. Cidadão, o povo já está desarmado a muito, muito tempo. Armados estão os criminosos, com armas na mão ou diploma de polÃtico.
airton jose fernandes | 30/10/2018 04:04:48
ESSA RAPOSA VELHA TINHA QUE SER BANIDO DA POLITICA, NAO SERVE PRA NADA , TA GAGA, ELEITORES IDIOTAS ELEGER UM TROCO DESSES.......................................
Não Sou Bugre | 29/10/2018 21:09:50
Esse "embalsamado", calado seria mais simpático..."tem q negociar" isso é uma gozação....já querendo o "seu" para votar a favor né...
Niel | 29/10/2018 19:07:29
C ctz meu caro, sabe por porque , ele não era ladrao
Delator não libera bens e denuncia perseguição do MPE em MT
Terça-Feira, 15.07.2025 22h22
Justiça manda autarquia manter 30% dos serviços em cidade de MT
Terça-Feira, 15.07.2025 20h55
Justiça bloqueia R$ 5 mi de ex-prefeito por doação ilegal em VG
Terça-Feira, 15.07.2025 18h37
Audiência vai debater situação do Portão do Inferno
Terça-Feira, 15.07.2025 18h07
Governador de SP tem agenda com Mauro
Terça-Feira, 15.07.2025 18h05