Sábado, 30 de Maio de 2020, 15h17
Botelho a um passo de presidir AL pela 3ª vez consecutiva
THIAGO ANDRADE
Gazeta Digital
O deputado Wilson Santos (PSDB) fez elogios ao atual presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), e destacou que o empenho dele deve fazer com que seja o primeiro a ser eleito por 3 vezes consecutivas presidente do Parlamento Estadual.
Até então, o ex-deputado José Riva (sem partido) havia sido presidente por 6 legislaturas, uma única vez o então deputado foi presidente de forma consecutiva. Antes, se dividia entre presidência e primeira-secretaria, os dois mais importantes cargos da Mesa Diretora.
"Senhor presidente, eterno presidente, se eu não estiver equivocado é o primeiro deputado na história deste Eestado a comandar o Parlamento por 3 biênios consecutivos. Ele me prometeu que é a última vez que disputa nesta legislatura", disse falando da situação.
Em público, Botelho não assume à postura de ser novamente candidato à presidência. Porém, quase todos deputados dão aval a uma nova recondução de Botelho como presidente do Parlamento Estadual. A maior disputa é quanto à primeira-secretaria.
O deputado Max Russi (PSB) e o deputado Valdir Barranco (PT) querem se manter no cargo, mas a deputada Janaina Riva (MDB), que hoje é vice-presidente, quer assumir a primeira-secretaria e o deputado Paulo Araújo (Progressistas) que ficar na segunda-secretaria. Eles estão se articulando junto.
Janaina conseguiu a primeira vitória ao conseguir alterar o mês de eleição da Mesa Diretora da Assembleia. A deputada está grávida e conseguiu a aprovação de uma Emenda Constitucional para antecipar de setembro para junho a realização do pleito. Com isso, a eleição será no dia 10 de junho.
Em contrapartida, o deputado Max Russi tenta convencer a maioria para continuar no comando das finanças da Casa, como feitos da sua gestão está a devolução de recursos ao governo do Estado para que sejam usados em ações como a amplição do Hospital Metropolitano.
Max conversou com o e disse que vem conversando com todos os deputados e que tenta construir um entendimento com a deputada Janaina Riva. De outra ponta, o deputado Ulysses de Moraes (DC) apresentou um projeto de resolução para que seja alterada a votação da Mesa Diretora. No início da Legislatura, ele ganhou notariedade ao votar contra a recondução de Botelho ao comando da Assembleia.
Armindo de Figueiredo Filho | 31/05/2020 10:10:45
UAI !!!! GOSTOU DO PODER!!!....Este, é FASCINANTE!!!! A ditadura virou PRAXE????? As peças do tabuleiro sempre as mesmas!!! A "Casa do Povo" continuará VICIADA em seus atos!!!, Sempre indo de encontro com a população, ou seja, remando sempre contra a correnteza.... ASSIM NÃO Dà MESMO!!!... É DE LASCAR!!!!!!Fim de papo ....
Valdir Caldas Filho | 30/05/2020 20:08:39
VERGONHA. UMA NOVA DITADURA NO LEGISLATIVO. NEM COM RIVA ISSO ACONTECEU, MUDARAM O REGIMENTO PRA GARANTIR A ETERNIZAÇÃO DO BOTELHO CONTROLANDO UM ORÇAMENTO MILIONÃRIO QUE AGORA ESTARà NAS MÃOS DE JANAINA E POR TRAS SEU PAI O MEGA BANDIDO JOSÉ RIVA. É O FIM DO MUNDO
ZE C | 01/06/2020 18:06:43
É nada esse deputado compra todo mundo desde juiz. Desembargador só não vai compra DEUS .a famÃlia todo do deputado botelho está no escândalo do DETRAN MT não vai dar em nada como eu disse ele compra todos.
MPE analisa acordo com advogada suspeita de propina de R$ 50 mil em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 22h30
Abilio convida Pivetta ao PL e acredita em união da direita em MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 22h27
AL investiga perdas do VG no ICMS
Quarta-Feira, 09.07.2025 21h22
MPF investiga uso de "emendas PIX" em cidade de MT
Quarta-Feira, 09.07.2025 20h45
Gravado masturbando em prefeitura, procurador alega que vídeo é ilegal
Quarta-Feira, 09.07.2025 18h30