Política

Domingo, 20 de Julho de 2025, 21h04

QUEDA DE BRAÇO

Cuiabá estuda parceria com Exército em escolas municipais

Prefeito cita que desempenho dos alunos é baixo

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou a afirmar que estuda a privatização e militarização das escolas municipais da Capital nesta sexta-feira (18), inclusive com o apoio do Exército Brasileiro. De acordo com o bolsonarista, ele se reunirá com o secretário de Educação, Amauri Monge, para discutir ações a serem implantadas ainda neste ano. 

“Sim algumas coisas nós vamos mexer. Estou conversando com o Amauri, nós vamos preparar novas estratégias. A gente estava vendo os dados e a educação está muito baixa. Não podemos aceitar que fique com os indicadores tão baixos dessa forma. Nós vamos buscar alternativa. Nem que seja a iniciativa privada a onde a gente vai buscar a parceria”, afirmou. 

O gestor ainda afirmou que algumas das alternativas já devem ser implantadas neste segundo semestre. “Nós queremos ver se a gente consegue colocar em prática algumas coisas nesse ano. Então nesse segundo semestre nós vamos começar a conversar com os setores da iniciativa privada para encontrar soluções para a educação”, enfatizou. 

Questionado se já falou com o governador Mauro Mendes (União) ou o secretário estadual de Educação, Alan Porto, numa tentativa para buscar apoio com os modelos das escolas-cívico-militares implantadas por todo o Estado, Abilio disse que ainda não, mas explicou que existem vários modelos a serem estudados. “Não é a mesma coisa da escola militar do governo do estado. A escola militar do governo do estado é porque ele é chefiada pela Segurança Pública do Estado. Tanto da Polícia Militar quanto dos Bombeiros. No município, para mim é outro. Ele não é só pela PM. Ele pode ser com o Exército, pode ser com militares da reserva, pode ser com instituições”, explicou. 

Comentários (10)

  • Carlos  |  21/07/2025 08:08:17

    Historicamente o programa da direita e, principalmente, da extrema direita, sempre foi tentar acabar com a educação para manter o povo ignorante e eles permanecerem no poder. Daí vem o ódio contra o Lula e o PT, que libertaram o povo dessa escuridão.

  • Mauro VG |  21/07/2025 06:06:30

    Cada coisa que a gente tem que ouvir da boca desse extremista, quem te disse que militar serve para auxiliar na educação seu aloprado? Militares servem apenas para pintar meio fio e dizer sim senhor e não senhor! Pare de fazer proselitismo político e trabalhe para o bem da cidade!

  • Cccc |  21/07/2025 06:06:11

    Já que as leis nunca muda e o que estraga as crianças,são as leis e as famílias, mantenha os professores e comece a cobrar mensalidade assim só irá pra escola quem realmente tem uma família que prioriza o estudo dos filhos e esses pais que não quer nada com a vida se quer põe limites aos filhos,já pega carona e deixa os filhos do jeito que querem livres sem compromisso sem limites e as salas de aula passa a ter paz e o professor possa executar com excelência a parte pedagógica sem ter que tá a aula toda ensinando educação e limites pra quem aparece na escola pra fazer arruaça. Quem sabe assim os pais acordam e eduque seus filhos não joga essa responsabilidade para a escola. E selecione alguns que não tem condições e da bolsa como cobrança exija resultados para manter a bolsa.

  • Santiago |  21/07/2025 05:05:04

    Não entendo pra q essa doideira, tentando fazer nossas crianças engolir o militarismo goela abaixo.... Fala serio prefeito ....larga de palhaçada

  • Indigninadissimo  |  21/07/2025 00:12:54

    Alguém avisa esse prefeitinho do Tik Tok que a gestão já é dele,o cara fica querendo terceirizar culpa,numa gestão deficiente só tem um culpado o gestor,ele mode trazer o Mossad pra ajudar se ele não der condições, infraestrutura e salarial nada vai mudar,porque ele não diz que a educação do estado é fake tbm,ou ele acredita que em 6 anos o estado deu passe de mágica e tudo melhorou,saiu de 22 foi para o 8 lugar? Vai ele ficar todos dias até 6 horas por dia em uma sala com 30 crianças ou mais,5 dias por semana.Os profissionais da educação merecem respeito.

  • MATINTA PEREIRA  |  21/07/2025 00:12:04

    É a melhor coisa a se fazer. Depois que entrou o PT no governo federal não se pode mais reprovar pq senão o malandrinho vai p crime. Quer ir p crime? que vá! Alunos indo de bermuda e chinelo de dedo p aula, demonstrando o desprezo pelo estudo. Época boa na antiga escola técnica federal, onde os jovens iam de uniformes e sapatos. Hj é uma putaria só. Aluno batendo em professor e pais fracos.

  • aloisio |  20/07/2025 23:11:27

    Nada disso surpreende. Se pudessem poriam fim à educação. Enquanto o mundo civilizado aposta no desenvolvimento cognitivo, por aqui, apostamos no controle do comportamento, na ausência de reflexão, na falta de investimento, na qualificação do processo educacional. Trazer os militares para a escola diz mais sobre a falta de conexão, de identidade do prefeito com a área de educação. Sabidamente, isso é retrocesso, não há evidência acadêmica, histórica, repertório de que esse modelo é eficiente para o desenvolvimento da educação. Agora, por que o índice está tão baixo? Diferente do que se pensa, a resposta é simples, e as soluções são simples, a começar pela prioridade às áreas de linguagens e do pensamento lógico-matemático. Mas nossos gestores insistem em reinventar a roda.

  • Xupe-me |  20/07/2025 22:10:52

    Agora vai ?. Todos meio fios da cidade bem pintadinho ! Sai fora do exercício, moral deles é mais baixa que bunda de cobra !

  • Pedro Alves  |  20/07/2025 22:10:36

    Qual o preparo pedagógico do Exército para educar as crianças de séries iniciais? Não seria melhor preparar os professores?? Qual a mágica???

  • Thiago  |  20/07/2025 21:09:40

    O que adianta exército se não tiver professor qualificado , vc e burro Abílio?

Confira também: Veja Todas