Sexta-Feira, 13 de Setembro de 2019, 11h50
CRIME DE DESOBEDIÊNCIA
Deputado ameaça pedir prisão de secretário por não cumprir decisão do TJ em MT
Valdir Barranco cobra que Estado realize cirurgia cardíaca em idosa, conforme determinou desembargador Márcio Vidal
RODIVALDO RIBEIRO
Da Redação
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) alertou, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa, que pode pedir a prisão o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo (DEM), por desobediência civil. A declaração ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (12).
Isso porque, segundo ele, a SES não faz cumprir uma liminar conseguida pela família de uma idosa, que determina que o Estado realize uma cirurgia cardíaca. A decisão judicial ocorreu há mais de 30 dias, mas vem sendo sistematicamente ignorada pelo poder público.
“É um desrespeito com o cidadão e também com a justiça deste Estado, com o TJMT, que após ampla análise deferiu o pedido. E ontem saiu outra decisão do desembargador Márcio Vidal com relação a esse processo, para estabelecer multa diária à SES se não fizer esse cumprimento. E se não fizer, eu vou formular um pedido de prisão do secretário porque é um crime de desobediência”, disse o petista.
Tudo estaria ainda pior porque, além da decisão da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá, já é afronta a uma decisão em segunda instância. “Porque às vezes o Tribunal não sabe que essa senhora que está aguardando a cirurgia cardíaca e ainda não teve, em que pese 30 dias atrás o desembargador já tenha deferido o pedido de liminar”, continuou.
A declaração do petista ocorreu durante discussão da proposta de prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que é aplicado integralmente na Saúde. Ao todo, são mais de R$ 150 milhões por ano investido no setor.
Barranco, apesar das críticas, votou favorável a proposta. “Eu tenho feito alguns elogios ao Gilberto Figueiredo, mas já começo a reavaliar essa situação, mas é com base nisso também que eu quero aqui também declarar meu voto favorável, porque não posso vir aqui criticar o secretário e votar contrário a um projeto que vai também incluir recursos para a saúde”.
Dr. Eduardo Rodrigo da Silva | 14/09/2019 13:01:41
Essa decisão e de um dos processos meus, realmente a famÃlia está sofrendo, um descaso do poder público. O governador deveria ser preso pela ma gestão.
Ricardao | 13/09/2019 13:01:38
Essa não é primeira determicao que o Secretário não cumpre.Na maioria das vezes o paciente morre e nada e feito.Principalmentecem caso de medicamentos. Tem que pedir a prisão mesmo Deputado.E só Senhor ir até Defensoria Pública que o senhor ficará sabendo de quantas liminares sem cumprimento por parte do SES.Senhor vai cair de Costas de tanto destacado.
Estado prepara "salário extra" para policiais com melhor desempenho
Terça-Feira, 22.07.2025 16h50
Deputado chama primos Maggi de "grupo do plágio": "estão em todos lados"
Terça-Feira, 22.07.2025 16h02
TJ decide destino de dois juízes afastados na quinta em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 16h01
Prefeita suspeita de "pagamentos fakes" e denuncia Kalil ao TCE
Terça-Feira, 22.07.2025 14h44
Senadora chama "zero 3" de "moleque"
Terça-Feira, 22.07.2025 14h35