Quarta-Feira, 01 de Março de 2023, 11h00
MT PARALELO
Deputado revela que foi barrado em bairros na campanha e alerta crescimento do CV em MT
Deputado denuncia que comerciantes já sofrem extorsão de faccionados
JAD LARANJEIRA
Da Redação
O deputado Wilson Santos (PSD) criticou o forte crescimento das facções criminosas em Mato Grosso. Em entrevista, o parlamentar revelou que foi “barrado” de entrar em dois bairros da Cuiabá, por membros do Comando Vermelho, na época que andava em campanha no ano passado.
“No bairro Primeiro de Março e no Joao Bosco Pinheiro fui barrado, intimidado lá. Fui ao secretário de Segurança e comuniquei o fato”, revelou nesta terça-feira (28), em entrevista à Rádio Jovem Pan Cuiabá. Para o político, Mato Grosso está perdendo espaço para as facções, que tem construído um “Estado Paralelo” somente para o crime organizado, inclusive desenfreado.
Já há comerciantes sendo extorquidos pelas facções criminosas, sendo obrigados a pagar uma “taxa de proteção” em Cuiabá. "Esse é o verdadeiro pão de furo que tem que se discutir”, disse.
Wilson Santos aproveitou para criticar o Governo do Estado, quanto à sua atuação diante do avanço célere da criminalidade em Mato Grosso. “Segurança não se faz só com armamento com munição e treinamento de policial. Segurança é um conceito muito mais amplo. O que está acontecendo aqui em Cuiabá, Várzea Grande e em Mato grosso todo é a construção de um Estado paralelo, um Estado do crime, com suas ordens, com suas regras, com seus códigos. O crime organizado em Mato Grosso está montando um estado paralelo, ao estado oficial. Essa é a verdade”, desabafou.
O parlamentar, que reapresentou recentemente na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei para que sejam implantadas câmeras no fardamento policial, considera a medida como um ato bem necessário.
O PL já foi rejeitado em 2021, mas tem ganhado força após novos episódios de confronto com mortes envolvendo policiais militares. Ele revelou que fez um convite aos colegas deputados, a OAB e ao Ministério Público Estadual para irem até São Paulo no dia 13 de maio conhecer a realidade dos militares que já usam o equipamento.
“A questão das câmeras é apenas um detalhe e, querendo ou não, elas serão realidade. Já é realidade em São Paulo, Santa Catarina, e em Rondônia, e deverão ser em todo o País”, afirmou. O deputado Elizeu Nascimento (PL), que é um dos que se declararam contra a implementação de câmeras, deve ir na viagem acompanhado de Wilson.
“Durante o processo eleitoral, o candidato Tarcísio de Freitas, condenou o uso de câmeras nas fardas dos policiais, fez um debate veemente sobre isso. E esse foi um dos pontos de destaque na eleição paulista.E eu respeito quem pensa ao contrário, ele eleito e tomado posse, ele foi conhecer a experiência que ele condenava. Hoje ele manteve as câmeras nas fardas, manteve o coronel Forner no comando deste programa em São Paulo porque argumentos técnicos, estatísticas e números provam isso. O bom policial não tem porque temer, aquele que age cumprindo os procedimentos militares que aprendeu, aquele cumpre o protocolo de cada operação e procedimento não tem o que temer”, explicou.
LULA É INOCENTE. | 02/03/2023 09:09:54
AS VEZES OS BANDIDOS NÃO SABEM QUE O NOBRE DEPUTADO A DA MESMA LAIA DO CACHACEIRO LADRÃO DE 9 DEDOS SE SOUBESSE NÃO TERIA PROBLEMA.KKKK RECADO DSDO
João bicudo | 01/03/2023 23:11:38
Fato é que temos quatro poderes, três podres e um que se acha justiceiro e este todos temem
Marcos Justos | 01/03/2023 18:06:49
Fácil resolver. Pena de morte para os traficantes. Prisão perpétua para os usuários (obrigados a fazer tratamento na prisão). Simples assim.
Osmar | 01/03/2023 18:06:06
Pois é o deputado ao invés de buscar melhorias para as PolÃcias, tá preocupado em colocar câmeras nós policiais, aà quer ficar pagando de vÃtima.
Minha Opinião | 01/03/2023 17:05:59
Tem um presidente pinguço de um paÃs (L)atino americano que tem (L)ivre trânsito em comunidades dominadas pelas outras organizações criminosas, aLém da sua.
Omar Teleiro | 01/03/2023 17:05:42
O sujeito passou quatro anos fazendo arminha com os dedos, agora quer segurança???? E quem fez arminha com os dedos e votou em Nelson Barbudo e Cattani? Sujos!
Carlos | 01/03/2023 14:02:44
É fato que as facções ja estão atuando em Cuiabá, como em todo MT. Eles intervem inclusive em briga de famÃlia, para que se evite chamar a PM. Evidentemente que por trás disso está o tráfico de drogas. Muitos moradores pedem proteção preferencialmente ao representante da facção que a PM.
ADVOGATO | 01/03/2023 14:02:20
Para se combater o crime organizado o EXEMPLO tem que vir de cima. Quando o cidadão ver que seus representantes zelam pelo erário e aplicam os recursos em prol da população, tudo muda! Outra coisa no Brasil é a IMPUNIDADE... esta é uma forma de incentivar a criminalidade.
SOCIEDADE | 01/03/2023 14:02:04
FAZ O L DEPUTADO
Cidade verde | 01/03/2023 14:02:02
ESTADO DOMINADO ! GOVERNO REFEM DO CRIME
João Batista | 01/03/2023 14:02:02
Esse é tão atoa que nem os vagabundos aceita ele... não vale o que o ? enterra
Rodrigo | 01/03/2023 13:01:42
E vai dominar mais ainda, depois que colocar as câmeras nas pro policiais, que ver que vai passar informações sendo filmados, muita informações segura Extra oficial. Meu nobre dep vai na contra mão.
LAFAIETE GOMES | 01/03/2023 13:01:41
Quem será a autoridade que entra e saà desses bairros citados pelo deputado? Que tal o jornalismo investigativo descobrir e informar?
LUNETA | 01/03/2023 13:01:25
Até o Ministro da Segurança e Justiça, Flávio Dino, quando perguntado sobre o desarmamento das facções criminosas, ele foi enfático: INFELIZMENTE O GOVERNO FEDERAL NÃO PODERà FAZER NADA PORQUE AS ARMAS DAS FACÇÕES NÃO SÃO CADASTRADAS. A Segurança do cidadão que é assegurada pela Constituição Federal não atende seus preceitos legais. Isso tudo mundo sabe. Sabedores desse câncer institucional, as milÃcias e respectivas facções, deitam e rolam.
Alan | 01/03/2023 13:01:22
Conta uma novidade, acerca do Ministério Público este só age de acordo com seu interesse, é mais omisso que combativo e quando combativo extremamente atrapalhado (não sabemos se de propósito ou não)!
PEDRO PAULO TABORELLI | 01/03/2023 13:01:22
Proposta de câmeras no fardamento, ideia bacana, mas isso não é a solução para barrar as facções criminosa, nos estados citados não existe tais facções, 11,11% dos estados e distrito federal apenas usam, aproveito o comentário do Valdiley, invista esse montante de valor em monitoramento da cidade, mas não os utilize como o primo do nosso ex-governador Pedro Taques, em unidades descentes para nosso policiamento. Aproveito para comentar também um outro comentário citando que a população procura a "voz" do comando para solucionar problemas da comunidade, então esse próprio cidadão que utiliza desse meio da valor aos crimosos, pois se sabem quem procurar, os denunciem. Por fim, a criminalidade aumentar é de fato considerado comum já que a comunidade aumenta, isso a muitos anos é assim, o que precisamos é a sociedade estar mais próximo de nossos polÃticos para cobra-los as promessas quase nunca cumpridas e a nossa segurança pública, esses homens que colocam suas vidas em riscos para todos que necessitam, mesmo não os conhecendo, e quando utilizam de força maior é considerada como mal preparada. Onde muitos de nós não temos coragem de ajudar nem o amigo ao lado.
fabio | 01/03/2023 12:12:54
O que vai resolver o problema das facções é câmeras as fardas dos policias. Esse Deputado ta de brincadeira. Estamos falando de um problema Nacional e mundial e ele que transferir essa responsabilidade total para o Governo no estado.. Politico tem que parar de fazer politicagem com coisa séria e trabalhar,criar e elaborar projetos que realmente terão efeitos sobre a criminalidade. Poderia começar fazendo um projeto para proteger professores que lecionam nas escolas desses bairros, dar dignidade e segurança para eles, que hoje viraram babas de crianças que só temem a justamente ao CV e PCC
Lindaura Lisboa | 01/03/2023 12:12:42
A segurança publica do senhor Mauro Mendes é refém das facções. Não é novidade
Wagner | 01/03/2023 12:12:41
O deputado só corrobora o que venho avisando a algum tempo. Avisei durante as Eleições , que os caminhoneiros , empresas de transportes em geral , teriam que colocar em seus custos , mais um " pedágio" . que seria das Milicias . O Governador jamais se importou com seus cidadãos , e no afã de sua reeleição , e surfando nas pesquisas , foi inconsequente e incompetente . Mato Grosso está quase que totalmente tomado pelo Crime . No norte já dominam 80% , no Leste e Sul em torno de 65% . No Rio de Janeiro o crime domina 65% do Estado .
OLIVIO NETO | 01/03/2023 12:12:05
BANDIDOS (POLÃTICOS), ESSAS SÃO AS VERDADEIRAS FACÇÕES NO BRASIL...HIPÓCRITAS !!!!! RAÇA DESGRAÇADA INFAME
ditinho | 01/03/2023 11:11:58
uai ce num ke por camera no uniforme da pm,pq nao poe camera nesses bairros e mapea o crime
Servidor Efetivo | 01/03/2023 11:11:57
Tem que baixar um Decreto pra extinguir esses FACCIONADOS DE CV E PCC E OUTROS, força-tarefa para extermÃnio, dentro e fora dos presÃdios. Raça Ruim, o cidadão não pode ficar financiando nem a custódia deles, tem que exterminar...
Todos | 01/03/2023 11:11:56
SERà QUE O NOBRE GOVERNADOR SABE DESSA SITUAÇÃO ?????
Pedro | 01/03/2023 11:11:51
Realmente a situação narrada pelo Deputado é essa. Aliás, a situação está muito pior. A cidade inteira foi zoneada, há uma estrutura hierárquica muito bem definida. Os integrantes dessas facções realizam cobrança de taxas para funcionamento de comércio em vários bairros. A polÃcia e o tal do Ministério Público (quase inexistente) estão muito atrasados quanto ao combate a esse criminosos. Em breve será a própria polÃcia a sofrer investida deles. Eles cooptam as autoridades, elegem vereadores, deputados, infiltram gente nos concursos de segurança pública e por ai vai. O que vÃamos pela TV, em SP e RJ, agora é mais do que realidade aqui. Até locais em zona rural tem braços desses comandos.
Cuiabano | 01/03/2023 11:11:50
O Elizeu entra e sai de boa nesse 1 de março, será porque ne.
Jek | 01/03/2023 11:11:37
SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO ESTà VOLTANDO AOS PRIMÓRDIOS! VERGONHA E MEDO DE MORAR AQUI.
professor | 01/03/2023 11:11:14
Ate que enfim alguém parou de bater palmas para este governo ridÃculo do mauro mendes e falou a verdade, ai ficam uns bostas dizendo que a culpa e do governo federal, gente para de ser jumento... segurança publica é responsabilidade do governo do estado, o chefe das policias civil e militar é o mauro mendes, a violência em Mato grosso explodiu, as pessoas perderam confiança e credibilidade nas forças de segurança, acontece algo no bairro a população vai na tal de ''voz'' do comando denunciar, ao invés de fazer um boletim de ocorrência... a policia sabe quem é quem nos bairros e nao faz nada por que nao tem comando e nem uma politica de enfrentamento ao crime organizado e nem as facções, a segurança publica em Matogrosso se resume em deixar acontecer e depois eu vejo
Valdiley | 01/03/2023 11:11:13
Deputado gostaria de entender seu discurso, vc diz q facções estão criando um estado paralelo, q foi barrado de entrar em dois bairros da capital, e acha q a solução é implantar câmeras em fardas de policiais, nos poupe dessa hipocrisia, não seria melhor investir em inteligência para debelar essas facções deputado.
AL fará pressão para evitar fechamento
Quarta-Feira, 06.08.2025 10h33
Após cassação, prefeito em MT impõe corte de benefícios aos servidores
Quarta-Feira, 06.08.2025 10h02
Prefeito vai a Brasília reverter bloqueio de emendas
Quarta-Feira, 06.08.2025 08h34
Partido Liberal barra apoio a outras siglas
Quarta-Feira, 06.08.2025 08h06
Vereador retira PL que para proibir flanelinhas
Quarta-Feira, 06.08.2025 08h01