Quarta-Feira, 18 de Agosto de 2021, 12h16
INCONSTITUCIONAL
Justiça barra contratação de médicos em VG como comissionados
Contratações devem ocorrer por meio de concurso ou contratos com base na lei de carreira
Da Redação
Em ação civil pública proposta pelo Sindimed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso) em 2016, a justiça reconheceu que a lei que autorizava as contratações de médicos como exclusivamente comissionados para o Programa de Saúde da Família (PSF) de Várzea Grande é inconstitucional.
Com a referida decisão, os médicos que atuam nos PSFs devem ser concursados, ou em situações excepcionais, contratados temporiamente com base na Lei de Carreira dos Médicos. Essa é uma antiga reivindicação do Sindicato. Agora, o Sindimed busca o cumprimento da decisão para que o Município realize a regularização dos vínculos desses médicos.
“É uma vitória sem precedentes para a categoria e pedimos que esses médicos procurem o sindicato para cobrar do municípios as verbas que não lhes eram garantidas em razão dessa modalidade de contratação”, explica Adeildo Lucena, presidente do Sindimed-MT.
De acordo com o assessor jurídico do Sindimed, Bruno Álvares, a sentença é importante porque obriga o município a realizar as contratações desses médicos de forma adequada, por meio de concurso e, excepcionalmente, por meio de contratos temporários, mas sempre observando a Lei de Carreira. “Quem trabalhou nessas condições tem de nos procurar com os holerites do período para requerermos indenização pelas verbas suprimidas se for o caso, a exemplo dos valores referentes ao FGTS se trabalharam por mais de 4 anos”, explica o advogado.
Justiça mantém desconto salarial em servidores por faltas sem explicação em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h05
Ex-secretário de EP, vereador critica rombo no Alencastro
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h39
Assembleia debate sobre loteamentos populares
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h06
Quem é o lobista que ficou esquelético após 8 meses de prisão por esquema de vendas de decisões judiciais
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h29
"Sou bem atendida", diz prefeita de VG sobre Lula
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h06