Política

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 18h49

TARIFAÇO

Mauro cobra que Lula esqueça eleição e negocie com EUA: "erro gigantesco"

Governador de MT também afirmou que Congresso não pode se omitir

Da Redação

 

Durante reunião entre nove governadores da direita e centro-direita, em Brasília, o governador Mauro Mendes (União) defendeu que o grupo cobre o presidente Lula para esquecer as eleições de 2026 e negociar o "tarifaço" com o presidente dos EUA, Donald Trump. A reunião, organizada por Mauro, ocorreu na tarde desta quinta-feira (7/8) e contou com a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Junior (PR), Jorginho Mello (SC), Romeu Zema (MG), Wilson Lima (AM) e Ibaneis Rocha (DF).

"Nós temos que cobrar do presidente Lula que ele assuma o protagonismo dessa negociação. Ele é o presidente desse país, concordemos ou não, e ele não pode abrir mão de dialogar com os americanos. O Xi Jinping, presidente da China, que é a segunda maior potência do mundo, falou mais de uma dezena de vezes com o presidente americano. O Lula não pode ficar aqui oferecendo jabuticaba, falando algumas coisas, como se estivesse jogando para o time eleitoral que ele representa, deixando de lado os interesses do povo brasileiro", pontuou. Mauro ressaltou que a falta de diálogo poderá causar graves consequências para a população de todos os estados.

"O presidente Trump está errado, mas é o presidente da maior economia do planeta. Não adianta nós aqui, na dimensão que nós temos, querer peitar o cara. Olha o que aconteceu com a Venezuela, com o Irã. Não podemos de maneira alguma permitir que essa crise possa escalar e levar o Brasil a uma das piores crises da sua história. Não dá pra agir do jeito que o Lula está agindo, cometendo esses erros crassos e gigantescos de diplomacia internacional. Isso pode custar caro a todos nós brasileiros", afirmou.

Para Mauro, caso Lula insista no erro, os presidentes da Câmara e do Senado precisam "ter a coragem" de assumirem essas negociações. "Se houver omissão, o presidente da Câmara e do Senado precisam assumir esse protagonismo, bater no peito e procurar o governo americano. Porque nós governadores representamos nossos respectivos estados, mas o Congresso Nacional representa a nação brasileira e é o maior Poder que existe nesse país", opinou.

Comentários (13)

  • Luis |  07/08/2025 23:11:30

    Como esse governador é cretino. Não se quer negociação. Quer que o ex presidente seja inocentado. Não tem o que o Lula fazer. Pelo visto o MM já iria abrindo as pernas assim que o Trumo mandasse.

  • Aldo  |  07/08/2025 20:08:23

    Está cobrando da pessoa errada, a taxação dos EUA sobre o Brasil não foi causada por Lula, e sim de pessoas representadas pela extrema direita que foram aos EUA negociar taxas contra o Brasil. Quem criou o problema que o resolva, esse discurso de que Lula é o culpado não cola.

  • Indigninadissimo  |  07/08/2025 20:08:16

    Quem não esquece a eleição é o governador que já está em campanha inclusive, são vários eventos,vídeos promocionais de secretário,tudo mais,o Lula independente do tarifaço já estava a frente de todos os presidenciáveis, agora então deslanchou , então só lhes resta chorar e aceitar

  • MARIA TAQUARA |  07/08/2025 20:08:14

    Negociar com maluco? ele muda de opinião, datas, taxas a cada minuto e sem avisar, quebra acordos e faz novos. Ele tá é manipulando mercado financeiro para ganhar dinheiro e aumentando arrecadação com taxas sobre importação, mto esperto E outra, não há muito o que fazer a não ser abrir as pernas Eles isentou mtos itens e o que ficou com taxa quem pagará é o consumidor norte americano Primeiro passo para o Brasil é procurar novos clientes, não dá de ser sem orgulho e aceitar quem é abusado, arrogante

  • João Cuiabano  |  07/08/2025 20:08:06

    Observa-se que o tarifaço de Trump foi articulado pelo filho zero Dudu Bananinha com apoio do pai o ex-presidente inelegível. A chantagem da família pediu a intervenção dos norte-americanos na soberania brasileira, inclusive com ameaças ao Supremo Tribunal Federal - STF, para espanto das democracias do Mundo. Agora vem esse movimento vergonhoso apoiando a campanha colonial do governo americano contra a soberania do Brasil. A nação brasileira vai resistir contra essa interferência do norte e dos falsos patriotas traidores da pátria! Avante, Xandão!

  • Citizenship |  07/08/2025 20:08:05

    1. Os governadores oposicionistas ficaram em uma situação complicada. Os pobres não tem muita informação, mas os empresários tem. Ou seja, eles sabem quem são os responsáveis pelo agravamento das tarifas impostas como sobretaxa aos produtos brasileiros. Sabem que, políticos direitistas precisam se afastar dos traidores da pátria. O problema dos governadores oposicionistas e direitistas é que eles devem a Bolsonaro suas eleições, quando não suas carreiras. Mauro Mendes, por exemplo, mesmo quando Bolsonaro alterou a legislação dos combustíveis, para tentar anagariar popularidade às vésperas da eleição de 2022, criticou a medida, porque retirava recursos do caixa do governo estadual. Mas, o que fez na campanha? Aliou-se a Bolsonaro, de corpo e alma. Agora, tentam encontrar como desmerecer o Lula, porque vislumbram que as pesquisas apontam Lula como potencial candidato eleito em 2026. Para eles, Lula estará sempre errado: se o Brasil jogar a final da copa do mundo e Lula torcer pela seleção brasileira, acusarão ele de desperdiçar tempo com futebol. Se Lula não torcer, dirão que não demonstra empatia com a população brasileira. Mas, estão errados. 2. Vejam o caso da Suiça: a maior autoridade política com mandato para governar o país esteve diretamente envolvida nas negociações com Trump. Foi à Washington e reuniu-se com Trump. Voltou para a Suiça convicta de que a Suiça seria taxada em 15%, como foi a União Europeia, de que a Suiça não participa. Este era o acordo. A Suiça não é um país comunista, não tem um governo de esquerda, não apoia a Russia, não tem Bolsonaro preso, o Xandão não atua na justiça suiça e nunca pretendeu atrapalhar as políticas dos Estados Unidos. Mas, o que fez Trump? Taxou a Suiça em 39%. De que adiantou que sua liderança política com maior autoridade no governo fosse diretamente negociar com o Trump? Como é que alguém pode querer negociar com um déspota? 3. Por que Mauro Mendes e os governadores não apresentaram uma reclamação contra os deputados e senadores que quiseram impedir a Câmara dos Deputadores e o Senado de funcionarem na volta do recesso, se não se subordinasse à sua pauta golpista? Estes sim erraram, vergonhosamente. Mas, qual o pronunciamento dos governadores oposicionistas e bolsonaristas sobre a irresponsabilidade desse sequestro do Parlamento brasileiro? Nenhuma palavra. Isso sim é grave.

  • Pitonisa |  07/08/2025 20:08:02

    Eu vou rezar todos os dias Mauro Mentes, pela sua queda e desses fascistas que fazem parte dessa caterva que odeia a democracia e o povo brasileiro trabalhador. Vocês amam aos seus próprios interesses e apenas isso. Vocês podem enganar a uns tolos por algum tempo, mas não enganarão todo mundo para sempre. Assim como clamei pela queda de Pedro Taques, também chamarei pela sua.

  • 13/07 |  07/08/2025 19:07:56

    O erro foi do seu enteado, filho do seu grande amor (BOLSOLADRA). Mauro ladrão mendes, vai se preparando para que brevemente, você e os demais bolsicopatas, golpista, idiotas e FDP, para fazer uma visita íntima para o BOLSOLADRA numa cela no presídio da papuda. Governadorzinho de bosta, sem caráter e sem escrúpulo. Bolsicopata doentio.

  • Regis Santana |  07/08/2025 19:07:56

    O governador errou o nome porque não dá para a Família Bolsonaro continuar agindo como estão agindo criminososamente. São os traidores da pátria que estão fazendo de tudo contra o Brasil para consumar o golpe. Uma vergonha ter autoridades apoiando as atitudes deles e querendo jogar a culpa na justiça e no governo federal. Se fosse em qualquer outro país esses golpistas estaria presos eternamente.

  • João nunes  |  07/08/2025 19:07:44

    Governador Mauro Mendes já que o sr organizou esse encontro político.quanto foi gasto com a tal reunião?quem pagou?

  • Lene |  07/08/2025 19:07:31

    Governador pede aos seus pupilos, Eduardo e Jair, aumentar ainda mais a tarifação ao deus deles, Donald Trump.

  • Maria do Socorro  |  07/08/2025 19:07:27

    Quem não esquece as eleições são os golpistas porque até hoje não aceitaram a derrota. Está na hora de engolirem o choro e pararem de sabotar a democracia e prejudicar o povo brasileiro com traições a Pátria.

  • Django |  07/08/2025 19:07:25

    Djeente de queeeem ???

Confira também: Veja Todas