Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2018, 16h38
ÉTICA MÉDICA
MPE investiga ex-BBB por divulgar "antes e depois" de plásticas em MT
Marcos Harter é candidato a deputado federal em MT e também promete resultado perfeito de cirurgias
SUELEN ALENCAR
Da Redação
O promotor Márcio Florestan Berestinas instaurou um inquérito civil, por meio da 3ª Promotoria Cível de Sorriso, em desfavor do médico e candidato a deputado federal Marcos Harter (PSC). A investigação ocorre após uma denúncia de que ele e uma esteticista faziam uso das imagens de “antes e depois” de procedimentos de pacientes em redes sociais.
Marcos é ex-participante do reality show Big Brother Brasil (Rede Globo) e A Fazenda (Record) e recentemente lançou a candidatura para deputado federal no Partido Socialista Cristão (PSC). A ação foi aberta no último dia 19 de julho no Ministério Público por meio de denúncia de que médico é acusado de violar o Código de Defesa do Consumidor e de Ética do Conselho Federal de Medicina após diversas postagens em duas páginas em redes sociais, sendo “Nariz Perfeito”; no Instagram e “Cirurgia Plástica – Mato Grosso”, no Facebook.
É alvo da ação a esteticista Francieli Minoso. No documento, o promotor aponta que o médico e a esteticista estariam violando a Resolução 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina por fazer a propagação de anúncio com divulgação de fotos e “selfies”, com pacientes em atendimento médico nas páginas virtuais.
Além disso, eles divulgavam valores e formas de pagamento. “Baixa-se, com base no artigo 129, incisos II e III da Constituição Federal, a presente portaria para instaurar inquérito civil, visando apurar possível divulgação e propagação de publicidade médica em desacordo com as normas de regência, para promoção das medidas judiciais e extrajudiciais eventualmente necessárias”, descreve documento.
O promotor aponta que parte das divulgações “promete” um resultado perfeito o que pode lesar o consumidor. “No que tange ao universo de possíveis consumidores que poderão ser lesados por serem influenciados através das propagandas realizadas em discordância com a resolução 1.974/11, bem como no que o Código de defesa do consumidor os denomina de interesses ou direitos difusos (artigo 81, parágrafo único, inciso 1)”, descreve promotor.
Florestan solicitou que fosse enviada cópia do documento para o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), além pedir se instaure um procedimento administrativo pela entidade médica para investigar as supostas irregularidades. Marcos é cirurgião plástico e ex-participante da 17ª edição do BBB, no reality teve uma participação polêmica já que foi expulso após ser acusado de agredir a participante Emilly Araújo.
Sua participação na Fazenda também foi polêmica. Foi eliminado antes da final do programa.
Luiz Neto | 16/08/2018 09:09:53
Não conheço, mas meu voto é seu Marcos Harter. Vai em frente, isso é perseguição da polÃtica. Não ligue. Vai em frente, que vc vai ganhar, pois a Lei Maria da Penha precisa de alguns ajustes.
celia | 16/08/2018 00:12:15
quer ser o Dr. Ray do Brasil.....
Fernando | 15/08/2018 17:05:14
MPF não tinha outra coisa pra fazer?
Presidente da AMM quer vaga na Assembleia
Sábado, 12.07.2025 12h32
TRE julga recurso de derrotada contra prefeito reeleito em MT
Sábado, 12.07.2025 11h56
Cattani diz que senador é candidato do PL e cita 'decepção' com vice
Sábado, 12.07.2025 09h49
Comitê de Governança debate políticas públicas eficientes
Sábado, 12.07.2025 09h34
Deputada cogita federação com Pivetta no comando de grupo em MT
Sábado, 12.07.2025 09h20