Política

Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025, 21h10

BANCADA FEDERAL

Pesquisa indica baixa renovação de MT na Câmara; bolsonaristas lideram

Ex-deputada Rosa Neide é surpresa em segundo lugar

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

Pesquisa realizada pelo instituto Percent indica que os deputados federais ligados a direita são favoritos para serem reeleitos, em 2026. Outro indicativo realizado pela amostra é a tendência de uma baixa renovação nos representantes do Estado na Câmara.

Na pesquisa espontânea, quando osandidatos não são apresentados ao entrevistado, o nome mais lembrado também foi o de Coronel Fernanda, com 1,3% das intenções de voto, seguida de perto por Professora Rosa Neide (PT) com 1% e Juarez Costa (MDB) com 0,9%. O deputado federal Nelson Barbudo (PL) aparece na sequência, empatado com Coronel Assis (União), ambos com 0,8%, a frente do também deputado federal José Medeiros, com 0,7%.

A lista segue com Emanueizinho e Flavinha empatados com 0,4%, seguidos por Fábio Garcia, Valtenir Pereira, Procurador Mauro, Acácio Ambrosini, Gisela Simona e o deputado estadual Thiago Silva (MDB), todos com 0,3%. Pastor Senna, Neri Geller, Irajá Lacerda, Investigador Gerson, Kalli Baracat, Janaina Riva, Nilson Leitão, Zé Carlos do Pátio e até mesmo o governador Mauro Mendes foram citados por 0,2% dos eleitores. Brancos e nulos totalizaram 3,1%, enquanto 80% disseram estarem indecisos e outros 7% não responderam.

Na modalidade estimulada, onde os nomes são apresentados ao eleitor, a liderança ficou com Coronel Fernanda, que aparece com 5,4% das intenções de voto. Na sequência, empatados com 4,3%, estão Coronel Assis e José Medeiros, seguidos por Professora Rosa Neide e Emanuelzinho com 4,1% cada.

O deputado federal Juarez Costa foi lembrado por 3% dos entrevistados, enquanto Procurador Mauro (PSD) aparece com 2,8%, mesmo percentual de Nelson Barbudo (PL). Na sequência, com 2,6% das intenções de voto, aparece Investigador Gerson (MDB), seguido pelo secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (UB) com 2%, e Irajá Lacerda (PSD), com 1,8%.

A ex-vereadora Flavinha (PSD) e o ex-prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), registraram 1,5% e 1,2%, respectivamente. Também foram citados os nomes de Valtenir Pereira (PSD) e Rodrigo da Zaeli (PL), Gisela Simona (UB) e Neri Gueller (PP), todos com 0,8%.

Pastor Senna (Podemos) e o vereador de Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), empataram com 0,5% do eleitorado, enquanto Neuma de Morais (PSB) registrou 0,3% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 5,3%, outros 51,1% disseram estarem indecisos e 2,3% não responderam.

O instituto Percent ouviu 1,2 mil pessoas, em Mato Grosso, durante os dias 29 de julho e 4 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

CAMARA-PERCENT2.JPG

CAMARA-PERCENT.JPG

Comentários (3)

  • Rosy |  11/08/2025 22:10:44

    Misericórdia!! Deus nos defenda desse "povo"!!! Renovação já!! Uns inúteis. Fora Bolsonaristas. MT , vergonha Nacional c esse curral???

  • aloisio |  11/08/2025 22:10:05

    Nenhuma novidade. As pesquisas só constatam o padrão MT de se posicionar e se assumir politicamente. Esse resultado não pode ser visto somente pelo viés político mas também pela viés econômico, pela formação de uma elite ruralista, patrocinadora desse resultado, aliado a um eleitor com baixo nível crítico. No fundo, MT em questão de equidade eleitoral se caracteriza pelo desequilíbrio, a grana gasta para eleger candidatos, cuja missão é manter o privilégio da elite, defender a pauta da elite é monstro. Para não ficar no discurso, sei de gente que vendeu seu voto seis vezes ... e candidato que só paga depois do resultado da urna. É o cinismo da "democracia!".

  • Eleitor de bovino |  11/08/2025 22:10:03

    Bancada federal de mato grosso representa pro Brasil o mesmo que o Cuiabá representa para o futebol brasileiro. Bosta nenhuma. Nao fazem diferença nenhuma representatividade e relevância zero.

Confira também: Veja Todas