Política

Quinta-Feira, 22 de Maio de 2025, 13h50

TRETA

Petista ironiza moção de repúdio de bolsonarista na AL: "serve para nada"

Faissal se revoltou com o ICV por acionar o STF contra lei sobre incentivos

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ironizou e criticou a moção de repúdio apresentada por seu colega de parlamento, Faissal Calil (Cidadania), contra o Instituto Centro de Vida (ICV). A moção tem como alvo a atuação da entidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando uma lei estadual que proíbe incentivos fiscais e cessão de terrenos públicos a empresas que aderirem a acordos comerciais como a Moratória da Soja.

Durante a sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (21), Lúdio sugeriu que a moção não passa de uma jogada midiática. Para o petista, a iniciativa de Faissal não passa de uma tentativa de autopromoção nas redes sociais.

“Não cabe ao Parlamento Estadual ficar votando moção de repúdio porque, assim, o resultado prático disso é nada. Apenas o vídeo que o Faissal tá gravando aí para espalhar nas redes sociais dele, mais nada. Só para isso. E desqualifica uma entidade que é qualificadíssima aqui no nosso Estado”, criticou.

O Instituto Centro de Vida ingressou no Supremo com pedido de amicus curiae (amigo da corte) na ação que questiona a constitucionalidade da lei mato-grossense sancionada em 2023, que impede empresas signatárias de acordos ambientais – como a Moratória da Soja – de receber benefícios fiscais ou utilizar áreas públicas no estado. 

O ICV argumenta que a norma viola preceitos constitucionais e compromete a agenda de sustentabilidade ambiental e econômica em Mato Grosso. O deputado seguiu sua fala em tom crítico e sarcástico, aludindo ao posicionamento político de Faissal, que sempre cobra que os cidadãos precisam ter e exercer, sempre que podem, a “liberdade de expressão”. 

“O Faissal vir aqui e ficar apresentando moção de repúdio aqui dentro da Assembleia... essas moções a gente sabe que não levam a nada. A entidade tem todo o direito, porque nós estamos num regime democrático, de liberdade de expressão, de ingressar numa ação judicial para defender sua posição jurídica e técnica”, defendeu. 

Comentários (7)

  • APOLINARIO GENTIL USKNOV |  22/05/2025 18:06:12

    AI FICA DIFICIL, DE UM LADO BOLO FECAL EM FEREMENTAÇÃO, DO OUTRO LADO, PRODUTO JA PRONTO, PRESENTE NO COLUM RETAL.SÓ AGUARDANDO PARA SER ESPELIDO.

  • MARIA AUXILIADORA  |  22/05/2025 16:04:35

    Esse tipo de atitude é só para manter o gado cativo. Como bem disse o Ludio: serve para nada!

  • Sou de direita sou corrupto. |  22/05/2025 16:04:10

    Tem muito ladrão chamando Lula de ladrão.

  • hta cuiabana |  22/05/2025 16:04:01

    dificil reconhecer que o ludio está certo. mas o pessoal do bozo.. so sabe fazer isso... conteúdos midiáticos, videos no tiktok... vive de fakes! coragem.

  • Moraes  |  22/05/2025 15:03:02

    O único ladrao aqui é você, João da Silvia, baba ovo de miliciano genocida !l lambe botas de milico !

  • JOAO DA SILVA |  22/05/2025 14:02:58

    BOM E O LADRAO QUE ELE APOIA ESSE AI E APOIADOR DE LARAPIO , SEM VIVEU BILISCANDO O QUEIJO PODRE

  • João ferraz |  22/05/2025 14:02:52

    O Ludio está certo, doa a quem doer mas é o melhor deputado da ALMT, pena que é do PeTralhas. O Ludio e a Janaína Riva são os únicos que falam bem e defendem o povo. Cadê Faissal, Diego Guimarães, Elizeu e cia para pedir investigação do acordo do Estado de MT com a Oi? Cadê esses deputados defendendo os servidores públicos no caso do consignados? Claro que eles nunca vão fazer isso, pq estariam indo contra o bicudinho. Mas amam ir na tribuna falar do governo federal pra ganhar mídia, mas não falam dos erros do governo estadual que são umas das funções dele como deputados estadual. Só gostam de mídia.

Confira também: Veja Todas