O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), denunciou em seu Instagram o que considera um uso indevido das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da capital, especialmente às segundas-feiras. Em vídeo publicado na tarde desta sexta-feira (23), ele mostra que há um aumento significativo na demanda por atendimentos nesses dias, motivado, em grande parte, por pessoas que buscam apenas atestados médicos.
A gravação foi feita na UPA Leblon, onde Abílio mostrou o registro de atendimentos nas últimas segundas-feiras do mês de maio — dias 5, 12 e 19 — e apontou um padrão de procura elevada com a “única finalidade de pedir atestado”. “Você vai perceber as UPAs e policlínicas na sexta-feira estão praticamente vazias. Mas aposte comigo, segunda-feira vai estar tudo lotado”, afirmou.
Ele ainda ressaltou que sua intenção não é culpar a população, mas sim “mostrar a realidade”. Abílio destacou que essa prática sobrecarrega o sistema e prejudica quem realmente precisa de atendimento médico. “Tem sim, tem muita gente que precisa da UPA e elas estão precisando melhorar o seu funcionamento, atendimento. Só que quando você tem praticamente 4 para 1 a proporção de pessoas que vão buscar atestado e pessoas que vão buscar atendimento, aí você tem todo um tumulto no processo de atendimento da saúde”, disse Abilio.
A fala do prefeito gerou críticas de alguns seguidores, no entato, Brunini não se abateu r as respondeu em um dos comentários “Engraçado algumas pessoas achando ruim mostrar os dados, a realidade. Alguns até queriam um petista para continuar defendendo atestados que prejudicam todo um sistema de saúde e atrapalham o atendimento de quem verdadeiramente precisa”, disse.
Desde que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini tem adotado uma postura crítica em relação ao funcionamento do sistema de saúde municipal e promete mudanças estruturais. A nova denúncia pública reforça seu discurso em favor da reorganização da rede de atendimento e do uso consciente dos recursos públicos.
“Esse comportamento a gente não pode continuar tendo nas nossas unidades de saúde, porque está prejudicando aquelas pessoas que realmente precisam do atendimento com finalidades que não correspondem à boa conduta do trabalhador. Ajude a gente a melhorar a saúde de Cuiabá. Use a unidade de saúde para cuidar da sua saúde e a saúde dos seus familiares”, clamou o gestor.
Roni
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 23h44Mixtense
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 22h23Salas
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 22h15Jefferson
Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 22h14