A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) procedeu a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado na Biblioteca Central no Câmpus Universitário de Cuiabá (CUC). A mobilização para a instalação vai permitir mais conforto para servidores, estudantes e comunidade externa que atualmente utiliza o local como espaço de preparação para concursos públicos, preparação de trabalhos acadêmicos e pesquisa bibliográfica. Em média, a Biblioteca Central da UFMT recebe um fluxo de 500 pessoas diariamente em seu funcionamento, das 8h da manhã até às 8h da noite.
Criada em 1972, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Mato Grosso (BC/UFMT) é uma unidade de informação que tem por objetivo prestar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição, propiciando à comunidade acadêmica o acesso aos serviços e recursos informacionais disponíveis, bem como desenvolvendo estratégias e serviços que possibilitem aos seus usuários o acesso a recursos informacionais externos.
Desde 1980 a unidade funciona em suas instalações atuais e desde 2007 a Biblioteca Central desenvolve seu processo de informatização para gerenciamento de acervo físico e também digital. A Biblioteca Central da UFMT integra um sistema de 7 bibliotecas da UFMT que inclui unidades setoriais e regionais para outras unidades da universidade e também os câmpus de Sinop, Araguaia e Várzea Grande.