Terça-Feira, 15 de Abril de 2025, 09h32
SEM MOLEZA
Senadora defende PL que endurece penas contra facções
Margareth Buzetti afirmou que "não tem como passar a mão na cabeça de bandido"
Da Redação
A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) esteve em Sinop (a 500 km de Cuiabá) nesta segunda-feira (14) e participou da solenidade de entrega do novo prédio do 3º Comando Regional da Polícia Militar. Na cidade, Buzetti discursou em defesa da segurança pública e citou projetos de lei de sua autoria que reforçam o combate às facções criminosas e a punição de crimes violentos.
“O meu PL 839/2024 combate as facções criminosas. Faz um líder de facção cumprir 75% da pena em regime fechado. Se ele for integrante, 50%. E se ele for um menor cooptado pelo crime, ele vai para seis anos de internação. Não tem outro jeito. Não vamos combater o crime passando a mão na cabeça do bandido. Não tem como”, afirmou a senadora.
O Projeto de Lei 839/2024, mencionado por Buzetti, altera o Código Penal e outras leis para endurecer o tratamento penal dado a líderes e membros de organizações criminosas armadas. A proposta autoriza os estados a criarem decretos que reconheçam formalmente as facções criminosas que atuam em seus territórios, e determina que a progressão de pena para os líderes só será possível após o cumprimento de 75% da pena, sob avaliação criteriosa. Já os membros poderão progredir após 50% da pena cumprida. Para menores envolvidos com organizações criminosas, o tempo de internação é dobrado, e a reavaliação da medida socioeducativa passa de seis meses para até três anos.
A senadora também fez referência a outros projetos que têm como objetivo fortalecer o sistema penal, como o PL 844/2024, que acaba com o regime semiaberto para condenações superiores a seis anos, e a PEC 8/2024, que propõe que apenas os estados tenham competência para legislar sobre direito penitenciário. “Eu tenho compromisso com a segurança pública sim. E vou fazer o que for preciso para que o Mato Grosso seja seguro. O que depender de mim — e o senhor sabe que eu não tenho preguiça de trabalhar — eu converso com a gente, com você, até que as coisas saiam no papel. E elas saem”.
A parlamentar também elogiou a atuação do governador Mauro Mendes e sua política de tolerância zero contra o crime organizado. “É isso que nós precisamos. Eu fico muito feliz de ver o 3º Comando Regional da PM tornando realidade um prédio tão bacana como esse, e com todas as instituições juntas fazendo acontecer”, completou.
Norte Show
Ainda na segunda-feira, a senadora participou da abertura oficial da feira Norte Show, considerada uma das maiores exposições do agronegócio da região Norte de Mato Grosso. Buzetti percorreu estandes e conversou com expositores e lideranças do setor produtivo.
“A Norte Show é uma vitrine de soluções tecnológicas para o campo. A feira representa a força do agronegócio, com números impressionantes: no ano passado, mais de R$ 4 bilhões em negócios, 70 mil visitantes, e a expectativa para 2025 é ainda melhor”, pontuou Buzetti.
Além da senadora, também estiveram presentes na abertura da Feira, o governador Mauro Mendes, o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, o senador Wellington Fagundes, entre outras autoridades.
Rodasnepervil | 15/04/2025 10:10:02
Parabéns nobre senadora! O povo ordeiro e de bem que sonha com um paÃs justo, próspero e sem violência apoia e defende a senhora. O povo de Mato Grosso está feliz diante da sua atuação maravilhosa como senadora representante de nosso estado.
nelson | 15/04/2025 09:09:52
A senadora ta certa como vamos acabar com essa farsa da anistia para bandidos golpistas.
PF pede mais prazo ao STF para investigar esquema com lobista de MT
Sábado, 10.05.2025 17h01
Deputado de MT aposta em recuo de Lula e crê em 3ª via
Sábado, 10.05.2025 16h28
Bolsonarista vai pedir "cabeça" de colega de partido em Cuiabá
Sábado, 10.05.2025 11h24
STF confirma falha em tornozeleira de golpista em MT
Sábado, 10.05.2025 10h57
Abilio defende nome do PL para Governo de MT
Sábado, 10.05.2025 10h34