Terça-Feira, 11 de Março de 2025, 15h59
GUERRA DA RGA
Servidores expõem perdas salariais de 21% em sete anos em MT
Legislativo pretende mediar diálogo com Executivo
Da Redação
Os deputados estaduais Janaina Riva e Dr. João (ambos do MDB) se reuniram na manhã de hoje com representantes da classe sindical de vários órgãos públicos com o objetivo de construir um calendário de discussão sobre o índice de reposição da inflação para compensar as perdas que os servidores públicos vêm sofrendo desde 2018 em relação à Revisão Geral Anual (RGA). “Essa foi a primeira reunião com a Federação, que tem um objetivo, de formarmos uma Comissão que vai fazer o acompanhamento dos trabalhos e também trazer toda a fundamentação para a gente poder chegar a uma conclusão final com a nossa comissão”, explicou Janaina.
Entre os encaminhamentos, ficou decidido que serão realizadas reuniões com representantes sindicais junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Estadual (MPE), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e também com o governo do estado, no sentido de apresentar as deliberações. “Nosso objetivo é chegar a um valor que seja consensual desse percentual, um número adequado para as perdas. Além disso, também participarão o Poder Judiciário e o Poder Legislativo, e nós fazemos questão para apresentar um número exato”, explicou Riva.
Para o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), os dados apresentados pelos sindicalistas precisam de um verdadeiro cálculo para os parlamentares negociarem junto ao Governo do Estado. “Sabendo o real índice que eles estão pedindo, fica mais viável o diálogo com o governo para pagar o que deve. Devemos marcar reuniões mensais para buscar uma alternativa melhor para os servidores. A Assembleia vai fazer essa interlocução entre a Federação e o Executivo", completou o primeiro secretário.
Na avaliação da presidente da Federação dos Servidores do Estado de Mato Grosso, Carmem Machado, a reunião foi extremamente importante para os servidores do Poder Executivo. “Nós tivemos representações de todos os sindicatos dos poderes constituídos do estado. Os encaminhamentos já foram definidos com a classe sindical, no sentido de apresentar as nossas deliberações. Temos que definir uma data-base para o pagamento da RGA, com um índice que seja um valor regional e que atenda às necessidades econômicas dos servidores públicos”, afirmou Carmem.
O presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo, Antônio Vágner Oliveira, entende que a criação de um cronograma de reuniões foi fundamental para os avanços das negociações. “Precisamos ter uma data-base para discutir um índice de reposição inflacionária regional, que hoje a gente não tem por conta de uma ação direta de incondicionalidade da Lei 8278/2004. Então, hoje a gente tem um vácuo legislativo sobre isso, a gente precisa discutir com a mesa temática a relação das perdas e também qual o índice que nós devemos aplicar de agora em diante para discutir a reposição inflacionária no Executivo e no estado de Mato Grosso”, falou Oliveira.
Segundo Oliveira, a categoria tem um cálculo de perdas que chegam a 21% referentes de 2018 até agora. “Esse percentual precisa ser discutido, porque nosso direito existe para reposição da inflação, ela tem que ser equalizada, ela tem que ser paga e se há uma perda, ela precisa ser corrigida”, defendeu.
A Comissão formada pela Assembleia Legislativa é composta, além de Janaina, pelos deputados Eduardo Botelho (União), Elizeu Nascimento ((PL), Carlos Avallone (PSDB), Paulo Araújo (PP) e Lúdio Cabral (PT), que vão se reunir com representantes de sindicatos.
Obrigado | 12/03/2025 06:06:49
Ao comentarista de apelido Jiboia . Escrevo para agradecer a indicação da mÃdia digital Olhar Direto. Gostei do canal . Folhamax,xau tá.
Janaina | 11/03/2025 21:09:53
Quase levei a sério a matéria. Porém quando o nome Janaina Riva surgiu percebi que ela está usando a mesma estratégia de sempre. Só cai nessa quem quiser.
Jiboia | 11/03/2025 21:09:11
Pode esquecer. MM não vai pagar esses retroativos. Ouçam os podcasts do Olhar Direto e bebam da fonte. Esta atitude é "populista " e coisa de "petista". Essa discussão de retroativos é conversa para lograr bobos em véspera de ano eleitoral. Não se iludam.
Fábio | 11/03/2025 20:08:58
Sou servidor público, com esse governador pode esquecer. Os polÃticos que estão encabeçando essas reuniões, só querem fazer palanque polÃtico para ano que vem.
Ze boco | 11/03/2025 20:08:47
Resumindo, acabaram de contratar cabo eleitorais sem.um centavo..vai ficar essa lenga-lenga até as eleições aà vão falar que pra ser aprovada precisamos votar neles kkkk
OLIVIO NETO | 11/03/2025 20:08:38
CONSENSUAL, ADEQUADO !? ESSA DESGRAÇA DO MALDITO MENDES TEM QUE PAGAR É TUDO, ISSO SIM !!!!!!!!
Contribuinte indignado | 11/03/2025 20:08:27
Todos trabalhadores ta tendo perdas , o IR nos leva quase tudo, para bancar os privilégios acima do teto constitucional, somos explorados e humilhados
PROFESSOR ZéMaria | 11/03/2025 19:07:02
+ si Mauro NÃO der RGA não VOTO nele. + Si Mauro DER o RGA não VOTO nele. + ainda PIOROU no PIVETA. ELEGER os REELEGER eese 2. é insistir no ERRO 3x
Indigninadissimo | 11/03/2025 18:06:50
Fizeram uma reunião,pra marcar outra reunião,pra se reunirem ,numa próxima reunião,de reunião os servidores já estão cheios,tá na hora de tomarem alguma atitude prática,se não dá pra pagar o total, parcela,se der pra pagar 10% maravilha, agora chega de blá blá blá Respeitem os servidores,respeitem quem faz esse estado girar.
ELEITOR/Servidor | 11/03/2025 18:06:33
Com todo respeito mais essa manchete é ruim, visto que nós servidores nao estamos fazendo guerra estamos negociando e procurando receber o nosso direito de ter os salários corrigidos pela inflação do perÃodo.
TCE flagra "manobra" de prefeitura e suspende pregão milionário em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 07h15
Justiça mantém desconto salarial em servidores por faltas sem explicação em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h05
Ex-secretário de EP, vereador critica rombo no Alencastro
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h39
Assembleia debate sobre loteamentos populares
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h06
Quem é o lobista que ficou esquelético após 8 meses de prisão por esquema de vendas de decisões judiciais
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h29