Sábado, 01 de Agosto de 2015, 18h08
APROXIMAÇÃO
Taques reúne 500 comunitários e faz balanço de sete meses
Da Redação
O governador Pedro Taques participou neste sábado do primeiro encontro-mato-grossense de lideranças comunitárias. O evento contou com a participação de 500 pessoas, entre presidentes de bairros e de comunidades rurais, representantes de grupos de mães e de conselhos de segurança.
Reconhecendo a importância dos líderes comunitários, Taques os homenageou ressaltando a importância destes grupos para o cidadão, os avaliando como pessoas que pensam muito além dos problemas pessoais e se dedicam a buscar benefícios para quem eles representam. Garantindo que sua gestão atingirá todos os municípios e bairros, Taques assumiu o compromisso com as lideranças comunitárias de, juntos, transformarem o estado de Mato Grosso. “Nossa equipe não governa sozinha pedimos a ajuda dos líderes comunitários para chegarmos aos bairros, inclusive os mais longínquos, de forma organizada levando direitos ao cidadão. É uma democracia participativa e nossa ideia é fazer com que as pessoas que participem destes movimentos sejam ouvidas”.
O governador também listou algumas ações importantes que foram concretizadas durante os sete meses de sua gestão em áreas prioritárias que beneficiam diretamente a sociedade mato-grossense. Entre as ações citadas na área de saúde está a regularização do repasse para os municípios, a construção do hospital e pronto socorro de Cuiabá que atenderá pessoas de todo o estado em casos de alta complexidade, a entrega do hospital São Benedito que conta com recursos do Estado e o projeto de lei que aumenta o repasse mensal em 50% para o atendimento da atenção básica e primária nos municípios.
Na segurança foi destacada a posse de novos policiais, a entrega de 100 viaturas, que até o final do ano chegarão a mais de 300 veículos alugados para uso da policia civil e militar e a aquisição de 3.000 coletes a prova de balas. Também teve destaque o programa do estado que auxilia os municípios nas obras de pavimentação urbana e o projeto de construção de mais oito escolas profissionalizantes.
Responsável por atender os líderes comunitários, a secretaria adjunta de Relações Politicas do estado de Mato Grosso, ligada a Casa Civil, Paola Reis, diz que a transformação do governo parte do principio de dialogar com o cidadão. “Nós estamos com as portas do Palácio Paiaguás abertas para que cada um traga sua demanda, reivindicação para que Mato Grosso se transforme verdadeiramente em um Estado melhor para o cidadão”.
Militante de movimentos comunitários durante décadas, o Superintendente de Assuntos Comunitários do Estado Augusto Taques, diz que o movimento é forte, está adormecido, mas irá ressurgir e crescer nesta gestão que tem o dever de atender a todos os movimentos sociais. “Os líderes comunitários são grandes representantes do povo e devem estar sempre em contato com o governo trazendo suas reivindicações, suas sugestões e estar ajudando o governo a fiscalizar o recurso que é destinado a cada município para que estes sejam aplicados para atender aqueles que mais precisam”.
É por meio dos líderes comunitários que as politicas públicas chegam mais rápido nas pontas, destaca Walter Arruda, presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Bairro (Femab). “Somos parceiros do governo e estamos prontos a empunhar estas ações que venham reverter em qualidade de vida para nossa população”. Walter aprovou a atitude de Taques em se aproximar da comunidade. “Com esse convite o governador está demonstrando que nos quer junto com o governo para aumentar o controle social, ajudar a administrar as ações e fiscalizar recursos públicos para que cheguem aos mais necessitados”.
Pedro Taques tem recebido desde o começo de sua gestão prefeitos e vereadores de diferentes municípios mato-grossenses. No mês de julho, o governador deu inicio a uma série de reuniões que atingirá todas as regiões do Estado, onde prefeitos e vereadores de todos os municípios serão ouvidos em suas principais demandas. Durante estes encontros, estão sendo entregues documentos com as reivindicações para avaliação de representantes do Governo.
Durante o encontro com as lideranças comunitárias, Taques ouviu presidentes de associações comunitárias urbanas e rurais de diversos municípios, entre eles Cuiabá, Nobres, Cáceres, Mirassol, Juína, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leverger, Porto Estrela e Peixoto de Azevedo. Também participaram do encontro secretários de estado, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes e de Pontes e Lacerda Donizete Barbosa do Nascimento, deputado federal Fabio Garcia e vereadores.
Benedita Queiróz | 02/08/2015 07:07:22
O governador, com todo respeito, precisa de aparecer em locais e discussões que não levam a nada e levar investimentos sólidos aos municÃpios, como em Varzea Grande que até agora não levou nada, isto é, levou sim, SÓ HISTÓRIAS.
indeano | 01/08/2015 18:06:38
GOVERNADOR SOU SEU ELEITOR E ACREDITO QUE VOSSA EXCELÊNCIA, E TENHO CERTEZA QUE SUA VITORIA FOI PARA MUDAR AS COISAS EM NOSSO ESTADO PARA MELHOR. ENTRETANTO, GOVERNADOR ACHO QUE O SENHOR TEM REUNIR O SEU SECRETARIADO PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TEM AUTARQUIAS VINCULADAS E EXIGIR EXPLICAÇÕES PORQUE NO INDEA O DESANIMO DOS SERVIDORES QUE OPIARAM VOSSA EXCELÊNCIA COM A ESPERANÇA DE VER ESTAS MUDANÇAS E TOTAL PORQUE AS MUDANÇAS NÃO EXISTIRAM OU MELHOR HOUVE UMA CONTINUIDADE ABSOLUTA DAQUELES QUE COMPÕEM O GRUPO DAS GESTÕES ANTERIORES. ESPERO QUE ESTA CONTINUIDADE DESTE SERVIDORES QUE FAZIA PARTE DAS GESTÕES ANTERIORES SEJA UM QUESTÃO DE TEMPO. PORQUE CREIO QUE NESTA MUDANÇA QUE SERà FEITA NAS AUTARQUIAS E EMPRESAS PUBLICAS A MUDANÇA SERà EFETIVADA.POIS, COM SUBSTITUIÇÃO DESTES SERVIDORES QUE QUE Jà OCUPAM CARGOS NA GESTÕES ANTERIORES SERVIDORES TERÃO AQUELE ANIMO QUE TÃNHAMOS COM SUA VITORIA.
Senador defende "união da direita" e alerta para enganadores em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 10h20
STJ alerta risco de influência em investigação e mantém 2 vereadores afastados em Cuiabá
Terça-Feira, 22.07.2025 09h50
Lei garante formação para deficientes em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 09h02
Com nova lei, TJ anula condenação de secretário
Terça-Feira, 22.07.2025 08h27
Vice nega crise no PL e expõe interesses de vereadores
Terça-Feira, 22.07.2025 07h53