Terça-Feira, 11 de Março de 2025, 16h08
Vereadora defende criação de “Casa do Autista” em Cuiabá
Da Redação
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) destacou nesta terça (11) a importância de garantir o funcionamento da ‘Casa do Autista’ no município, uma iniciativa que ela considera fundamental para o atendimento à crianças e jovens com transtorno do espectro autista. A vereadora, reforçou a necessidade de habilitar a ‘Casa do Autista’ como ‘CER’ centro especializado de reabilitação, reconhecido pelo Ministério da Saúde, o que permitiria ao município acessar recursos federais essenciais para a manutenção e expansão do serviço.
“Temos trabalhado muito para que esse sonho se torne realidade, e agora, com o apoio da vereadora Samantha Iris, do prefeito Abílio Brunini, estamos mais perto de concretizar essa ação. No entanto, é fundamental que a Casa do Autista seja habilitada como um centro de reabilitação dentro da jornada do Ministério da Saúde, para que possamos garantir os recursos necessários para o seu funcionamento”, afirmou Maysa Leão.
A vereadora alertou para a importância de garantir o subsídio federal, que pode chegar a R$200 mil mensais, o que totalizaria mais de R$2 milhões por ano. Com esses recursos, a Casa do Autista teria a estabilidade necessária para atender uma demanda crescente e, possivelmente, expandir para outras regiões de Cuiabá.
Ela ressaltou também a ausência de políticas públicas adequadas para atender pessoas autistas e com múltiplas deficiências, na capital. “Nos últimos dois anos e meio, foi evidente a falta de políticas públicas para o autista, para o neurodiverso e para o PCD em Cuiabá. O atendimento oferecido nunca atingiu a totalidade da demanda, com mais de 1.400 alunos laudados nas escolas municipais e mais de 5 mil aguardando o laudo”, explicou a vereadora.
Maysa enfatizou ainda a necessidade de separar o atendimento de reabilitação do autismo, do sistema de saúde mental oferecido pelo CAPS. “O autista só deve ser atendido no CAPS caso tenha uma comorbidade ou esteja em sofrimento psíquico. Nosso objetivo é criar um atendimento especializado, que funcione de forma contínua e que consiga atingir toda a população que necessita”, afirmou.
Por fim, Maysa Leão afirmou que seu sonho é que Cuiabá tenha, no futuro, várias Casas do Autista nas 4 regiões da cidade.
VG oficializa executivo da Fecomércio na chefia da Educação
Sexta-Feira, 01.08.2025 16h24
Preso por esquema no TJ, advogado deixa cargo de conselheiro na OAB
Sexta-Feira, 01.08.2025 15h40
Prefeito e homem trans "batem-boca" por causa de pronome neutro
Sexta-Feira, 01.08.2025 15h35
TCE investiga prefeito por "gastos exorbitantes" com exposição em MT
Sexta-Feira, 01.08.2025 13h55
Após 21 anos, Justiça absolve ex-chefão na Seduc de suspeita de fraude
Sexta-Feira, 01.08.2025 13h54