Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2014, 16h13
Wellington defende valorização do agente de saúde e ações preventivas para melhorar setor
Da Redação
A concretização de políticas de prevenção e promoção da saúde serão umas das principais lutas de Wellington Fagundes no Senado Federal. Para o candidato, a melhor forma de qualificar o atendimento ao cidadão é valorizando o profissional da saúde e aperfeiçoar o atendimento de base, de forma a diminuir a desafogar hospitais.
Wellington defende que a partir do momento em que uma pessoa consegue, por exemplo, tratar uma enfermidade de baixo risco em um Posto de Saúde da Família (PSF), ela desafoga a linha de atendimento nas grandes unidades de saúde, possibilitando que os casos graves sejam tratados com mais rapidez.
“Pensar saúde não é só pensar em hospital, mas pensar a educação preventiva de todo o cidadão. É preciso agir preventivamente para que as pessoas tenham acesso ao atendimento básico, porque dessa forma, a chance de uma doença se agravar e ela ter que ir a um hospital por conta de uma doença que poderia ter sido facilmente tratada, diminui”, disse.
Para que essa proposta de saúde preventiva se concretize, defende o candidato, é necessário além da construção de postos de saúde, a valorização do agente comunitário, que é o responsável pela orientação das comunidades sobre atitudes simples no cotidiano familiar que podem evitar as enfermidades.
“Quanto mais capacidade esse agente tiver, mais condição ele vai ter de orientar uma família e assim, menor será a fila do hospital. Criança bem cuidada e orientada, ela melhora, diminui o número de incidências de doenças na família e provoca toda uma reação em cadeia. Saúde básica na comunidade é fundamental”, ressaltou.
O investimento em hospitais com capacidade para atender um maior volume de pessoas também é valorizado por Wellington. O parlamentar é o responsável por viabilizar recursos para a construção dos hospitais Júlio Muller em Cuiabá, Hospital Regional de Rondonópolis - Irmã Elza Giovanella, Hospital Municipal de Campo Verde e da unidade hospitalar em Itiquira.
Profissionalização
Além disso, o candidato, em seus seis mandatos como deputado federal, trabalhou para maior formação de profissionais de saúde, viabilizando a implantação de cursos de medicinas em unidades públicas em Mato Grosso. É o caso das universidades federais em Sinop, e Rondonópolis, que já receberam o curso após atuação parlamentar de Wellington.
Justiça mantém desconto salarial em servidores por faltas sem explicação em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h05
Ex-secretário de EP, vereador critica rombo no Alencastro
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h39
Assembleia debate sobre loteamentos populares
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h06
Quem é o lobista que ficou esquelético após 8 meses de prisão por esquema de vendas de decisões judiciais
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h29
"Sou bem atendida", diz prefeita de VG sobre Lula
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h06