Política

Terça-Feira, 25 de Março de 2025, 18h53

GUERRA EM VG

Zaeli comenta isolamento e dá recado à prefeita

"Não chega sozinho em lugar nenhum e nem na sepultura", avisou o bolsonarista

MARIANA DA SILVA

Gazeta Digital

 

Em meio ao clima de tensão que permeia a classe política de Várzea Grande, o vice-prefeito da cidade, Tião da Zaeli (PL), mandou um recado direto à prefeita Flávia Moretti. Mesmo sem mencionar nomes, Tião pediu consideração ao grupo político que ajuda durante a caminhada de uma eleição e que deve seguir no mandato, citando, inclusive, que até na morte uma pessoa não está totalmente sozinha.

“Você não chega sozinho em lugar nenhum e nem na sepultura, tem que ter 4 para descer o seu caixão. Então, considere que a política é dinâmica, podemos ter eleição daqui a 2, 3, 4 anos, então preserve os companheiros, porque eu nunca vi fazer política sem grupo e, graças a Deus, caminha comigo há 20 anos as pessoas de quando comecei a militar em 2008”, disparou. 

A fala ocorreu durante a posse ao cargo de vereador do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do município na gestão Moretti, Samir Bosso Katumata, o Samir Japonês (PL), em sessão desta terça-feira (25) na Câmara de Várzea Grande.

Samir disputou a vaga de vereador de Várzea Grande na eleição de 2024, mas não foi eleito, obtendo 1196 votos. Ele ficou como primeiro suplente do Partido Liberal, que elegeu os vereadores Bruno Rios, Caio Cordeio e Lucas Chapéu do Sol.

Recentemente o secretariado da prefeita Flávia Moretti passou por reformulações, com isso Samir, que estava como secretário de Desenvolvimento, passou para o Legislativo com a missão de ser o líder de governo da prefeita, enquanto Lucas Chapéu do Sol (PL), deixou a Câmara para assumir a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande. 

Tião ainda pontuou que “nunca é tarde para buscar harmonia e equilíbrio em prol do povo de Várzea Grande” e que o cidadão há muito tempo carece de respeito e infraestrutura mínima para ter dignidade de viver, citando o caso de uma senhora que relatou a ele não ter água nem para lavar a louça.

“Hoje não temos equilíbrio entre os poderes para avançar e peço a cada um de vocês, vamos refletir, colocar a prefeita numa reunião, deixar as questões pessoais e avançar em benefício do cidadão”, apelou aos parlamentares da Casa de Leis.

No entanto, Zaeli subiu o tom e cobrou que os acordos de campanha com o grupo político sejam honrados. “Lembra o que foi discutido com o eleitor e com o grupo, o que você empenhou sua palavra dizendo que ia fazer. Isso vale para todos, considere seu grupo, porque você está aqui porque seu grupo te colocou”, reforçou. “Se você não tiver gratidão, quando olhar para o lado, você não vai ter companheiros e quando sair do poder nem o seu celular toca”, alertou.

Tião ainda aconselhou Samir, que foi assessor Especial da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), na gestão do então governador Pedro Taques, a relembrar do que viveu naquela época e valorizar o atual momento.

“Faça essa reflexão, Samir. Eu vi o seu líder cair no ostracismo, o Pedro Taques, não prestigiou o companheiro no cargo de governador, não teve coordenador para tocar sua campanha. Vocês lembram, Pedro Taques não teve coordenador por tamanha ingratidão pelo que ele cometia contra seus próximos e quem colocou lá. Samir, você viveu isso”, aconselhou.

Em seguida, Tião parabenizou Samir e pregou união do grupo e trabalho em prol da população várzea-grandense. O correligionário agradeceu o vice-prefeito e assegurou estar alinhado à gestão. Em sua fala, reconheceu a situação de “turbulência”, que a política na cidade tem passado, mas pediu que todos, inclusive servidores da gestão e população, ajudem a transformar as “terras arrasadas” em “terras férteis”.

“Eu não cuspo no prato que comi. O maior respeito que eu tenho aqui é pela pessoa do Tião da Zaeli, uma pessoa que caminho há muito anos. Quando finalizei o processo do Taques, eu ajudei a apagar as luzes e não pulei do barco. [...] Então Tião, você é nosso capitão, você tem sabedoria para pilotar tudo isso, quando você fala em grupo político, é quando alguém balança sua bandeira, tem amigos que pegam na sua mão no momento difícil”, disse emocionado.

Durante a posse, a ausência da prefeita Flávia Moretti foi sentida, não só pelo comparecimento físico, mas também pelas falas agradecidas e repletas de menções dos vereadores que direcionaram seus cumprimentos a Tião, que decidiu, na manhã de hoje, afastar-se da administração municipal. As relações entre os dois andam estremecidas, notável pelas tensões que têm repercutido na mídia local.

Segundo a assessoria da prefeita, ela não pode comparecer, pois estava em outro compromisso. Conforme informação repassada, Moretti estava naquele momento no Tribunal de Conta do Estado (TCE-MT) tratando de urgências da gestão. Os temas não foram informados.

Comentários (3)

  • COMPARSAS |  25/03/2025 21:09:47

    DOIS SEM VERGONHAS, BRIGANDO PRA VER QUEM ROUBA MAIS..povinho que elegeu esses dois corruptos devem estar arrependidos...só pode...

  • APOLINARIO GENTIL USKNOV |  25/03/2025 19:07:33

    QUEBROU A KARA ESSE FULANO! Achou que ia encontrar uma pessoa passional, como era Dr. Muirilo e deitar e rolar, mas achou o DELE! TODOS QUE CONHECEM SABEM QUEM É ESSE FULANO NA FILA DO PÃO E QUAIS SÃO SUAS INTENÇOES NA "ADMINSITRAÇÃO" DA VG.. SE DOTORA RETROCEDER NO PROCESSO DE ENXOTAMENTO DESSE PILANTRA, VAI SE ARREPENDER, VAI SER MINADA E BOICOTADA ATÉ PERDER O MANDATO.

  • jose Maria da Silva e Moura |  25/03/2025 19:07:19

    Conversa fida desta Prefeita, esta ate hoje se achando, cuidado, vc pode ser retirada do poder em um pisca de olhos.

Confira também: Veja Todas