Lucas Garib Dias, de 17 anos, teve os órgãos doados pela família após dizer que tinha o desejo de salvar vidas durante um trabalho escolar. Ele teve morte cerebral após sofrer um acidente de quadriciclo, no último domingo (23). A captação ocorreu nessa sexta-feira (28), na Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
Segundo a família do jovem, ele expressou a vontade de doar os órgãos durante uma atividade escolar, feita recentemente. Na época, ele enviou o trabalho para a namorada, que mostrou aos pais do adolescente e, a parir daí, decidiram pela doação.
Com a doção, cinco pessoas serão salvas, em Mato Grosso, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás e Pará. Essa foi a primeira vez que o hospital realizou a captação de órgãos.
Nessa (28), familiares e funcionários formaram um corredor humano em frente à Santa Casa para homenagear Lucas.
Doações
Em 2023, Mato Grosso realizou o total de sete captações de órgãos. As doações beneficiaram 17 pacientes de Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, do Acre, Paraná e Distrito Federal, segundo o governo do estado.
Ainda conforme o estado, nesse período, a Central Estadual de Transplante mediu a captação de 253 córneas para doação, desse total, 184 córneas foram captadas com apoio do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) da Pasta. O transplante proporcionou qualidade de vida a 219 pacientes do Estado que agora conseguem enxergar melhor.