A Controladoria-Geral do Município recebeu na manhã desta terça-feira (13) os alunos da escola municipal Agostinho Simplício, para as atividades da Semana da Transparência. Os estudantes puderam conhecer a estrutura da Prefeitura de Cuiabá e foram convidados a compor a Patrulha da Transparência, para auxiliarem o prefeito Mauro Mendes na tarefa de fiscalização do bem público.
Cerca de quarenta alunos do ensino fundamental visitaram a sala do prefeito Mauro Mendes e puderam conhecer o local onde são tomadas as principais decisões que influenciam a vida de toda a população cuiabana. A coordenadora da unidade escolar, Malsete Aristides Santana, enalteceu a iniciativa da Controladoria-Geral do Município de aproximar as crianças do Poder Público.
“Muitos dos jovens que estão conosco nesta escola ainda não tinham conhecimento nem sequer de onde ficava a Prefeitura de Cuiabá. Então, essa visita e todas as informações repassadas a eles são muito importantes, além de uma oportunidade excelente para que passem a se interessar pela vida cotidiana do nosso município”, destacou a coordenadora.
O controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, explicou aos estudantes as principais funções do prefeito Mauro Mendes, como por exemplo, de gerir as verbas públicas para investimento em educação e saúde e afirmou que todas as informações sobre as decisões tomadas pelo gestor podem ser conferidas pelos munícipes no Portal da Transparência.
Os alunos também foram convidados a participar da Patrulha da Transparência, que propõe que os estudantes sejam fiscais da cidadania. A ideia é de que os jovens sejam “amigos da Prefeitura de Cuiabá” e passem a compreender seu papel dentro da administração pública, fiscalizando e contribuindo com um futuro melhor para a Capital.
“O prefeito tem a importante missão de administrar todo o orçamento do município e investir nas áreas de necessidade da população. E os recursos para essa aplicação são obtidos através do nosso dinheiro, dos impostos que pagamos.Por isso a importância da população fiscalizar tudo que acontece aqui dentro e conferir tudo que é feito através das ferramentas que a Prefeitura de Cuiabá disponibiliza”, disse Bussiki.