Corpo de Bombeiros Militar interdita roda-gigante do Ita Park, na Expoagro, após princípio de incêndio. O equipamento faz parte do parque de diversões da feira agropecuária e foi evacuado após pegar fogo na noite de quarta-feira (16).
Ninguém ficou ferido. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a base do brinquedo pega fogo e uma fumaça preta começa a se propagar. Em um comunicado emitido após o ocorrido, a equipe do Ita Park informou que houve um aquecimento em um cabo de transmissão de energia, que gerou o princípio de um curto-circuito, mas que foi prontamente controlado.
Como medida de segurança, o brinquedo teve o funcionamento paralisado. “As pessoas que estavam na roda gigante no momento foram retiradas individualmente, uma a uma, sob supervisão do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Não foi registrado qualquer risco ou dano à integridade física das pessoas envolvidas. Após o incidente, a empresa responsável pelo parque de diversões acionou sua equipe técnica para o conserto e reforço da estrutura. Uma nova vistoria será feita pelo Corpo de Bombeiros assim que os reparos forem finalizados”, informou em nota o Sindicato Rural de Cuiabá, responsável pela administração da Expoagro.
No comunicado, o Ita Park chamou o caso de “situação pontual” e destacou que todos os brinquedos são 100% seguros, seguindo rigorosamente as normas técnicas, e são vistoriados frequentemente por profissionais especializados e autoridades competentes. Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar realizou uma fiscalização no local e interditou a roda-gigante.
O brinquedo só será liberado depois de uma nova vistoria, que deve ocorrer após manutenção adequada e que os responsáveis apresentem um laudo técnico assinado pelo engenheiro responsável. As demais atrações estão liberadas para funcionamento.
OUTRO CASO
Esse não é o primeiro incidente envolvendo o Ita Park em Cuiabá. Em abril de 2023, Paulo Henrique Rodrigues Fernandes caiu de um brinquedo chamado Music Express, que estava instalado no parque no Pantanal Shopping, após uma falha na trava de segurança.
O brinquedo foi interditado pelo Corpo de Bombeiros e a vítima passou por cirurgia após se ferir gravemente. Ainda na quarta-feira (16), a exposição ao calor gerado por lâmpadas de LED provocou um princípio de incêndio atrás do palco de shows da Expoagro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação foi provocada pelo superaquecimento do forro de tecido do local. A corporação e os brigadistas do local atuaram na contenção das chamas, que não se ampliaram.