A Assembleia Legislativa realiza na próxima quinta-feira (13), em Nova Mutum, audiência pública para debater o Fundo de Apoio à Cultura do Trigo - Factrigo, com a finalidade de promover a efetiva implantação do trigo como cultura no Estado de Mato Grosso. A iniciativa é dos deputados José Riva (PSD) e Neldo Weirich (PR), que prevê a contribuição no valor de 0,1 da UPF/MT por tonelada de farinha de trigo comercializada no Estado, e que tenha origem fora de Mato Grosso.
De acordo com a justificativa do projeto, a administração do Factrigo será exercida pela Câmara Técnica do Trigo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Os recursos do Fundo serão aplicados prioritariamente na pesquisa do trigo, objetivando a produtividade e qualidade dos grãos, o controle de pragas e doenças da cultura, o treinamento de mão de obra e a realização de eventos técnicos, e de quanto mais for preconizado em Regimento Interno do referido Fundo.
“O objetivo é buscar formas de fomentar a pesquisa e desenvolvimento da cadeia produtiva do trigo em Mato Grosso”, revelou Weirich.
Segundo dados apresentados pela Câmara do Trigo, os campos experimentais de trigo em Mato Grosso, tem apresentado grande viabilidade, chegando a produzir em média 70 sacas por hectare, superando assim, os índices obtidos pelos estados produtores da Região Sul do país. Estudos comprovam ainda que quando plantado em sistema de consórcio na entressafra da soja, o trigo além de ter valor agregado maior que outras culturas tais como o milho, consegue realizar um controle de pragas mais eficiente, além de aumentar significativamente a produção da oleaginosa na próxima safra.
O evento acontecerá na Câmara Municipal de Nova Mutum, a partir das 19 horas e contará com a participação de agricultores do município e região, além da população em geral.