Cidades Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h:35 | Atualizado:

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2025, 18h:35 | Atualizado:

PROIBITIVO

Bombeiros extinguem dois incêndios florestais e combatem outros dois

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

BOMBEIROS.jpg

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu, nas últimas 24 horas, dois incêndios florestais e combate, nesta terça-feira (05.8), outras duas ocorrências no Estado.

O fogo foi extinto em Canabrava do Norte. E em Chapada dos Guimarães, um foco ativo foi identificado e rapidamente controlado nesta terça-feira. O incêndio foi verificado utilizando o sistema de satélite da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, que imediatamente enviou equipes ao local, que apagaram o fogo.

Seguem em andamento as ações de combate no Distrito de Guariba, em Colniza, e em uma fazenda em Lucas do Rio Verde. Além das equipes em campo, estão sendo utilizadas viaturas, caminhão-pipa, com apoio de brigadistas.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados três focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, dois estão no Cerrado e um na Amazônia. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. 

Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de qualquer indício de incêndio florestal no bioma, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 ou 190.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet