Mayke Toscano
Faltando 43 dias para Copa do Mundo, Cuiabá recebe a primeira ação de incentivo ao espírito esportivo durante os jogos. Por meio da campanha “vemprocoração”, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) busca motivar comerciantes e moradores da Capital a enfeitarem a cidade que receberá 8 seleções estrangeiras e torcedores de todo o país.
O objetivo é fazer com que apesar das dificuldades enfrentadas na Capital, devido às obras, a população não deixe de lado o ânimo por ser uma das 12 cidades-sedes do maior evento de futebol do mundo.De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparato, o movimento “vemprocoração” foi pensado para que os cuiabanos entrem no clima da Copa.
Segundo ele, a cidade está perto de viver um de seus momentos históricos mais importantes e a população deve comemorar isto. Gasparato explica ainda que a campanha não tem nenhuma ligação com empresas e órgãos responsáveis pela organização do Mundial em Cuiabá. “Não há aspecto político algum nesta ação. É apenas uma tentativa de inspirar o espírito da Copa na população. Queremos que os turistas que cheguem aqui, encontrem uma cidade bonita e de povo alegre. Faltam pouco mais de 30 dias para o início do campeonato e a população ainda está muito desmotivada”.
Longe de ser uma das cidades-sedes mais animadas pela chegada do Mundial, Cuiabá trocou a satisfação por receber seleções de outros países e torcer pelo Brasil por reclamações diárias a respeito das condições da cidade. Se antigamente o costume de pintar ruas e avenidas de verde e amarelo era compartilhado por crianças e adultos, hoje, a prática não é vista nos bairros da Capital.
Proprietária de uma loja em um dos 3 shoppings centers de Cuiabá , Sônia Regina Cardoso afirma que o setor comercial foi um dos mais prejudicados pelas dezenas de obras em andamento na Capital. Segundo ela, o motivo principal é a dificuldade de acesso e tráfego na Capital por conta de interdições e desvios. “Para a população é muito difícil preparar algum tipo de festividade ou comemoração com a cidade do jeito que está. Realmente, aquele espírito de alegria e torcida de outras Copas ainda não chegou em Cuiabá, mas é importante incentivarmos”.
A empresária conta que passou por mudanças em sua loja para atrair novos e cativar antigos clientes. Porém, reconhece que para outros comerciantes, principalmente, da região central, a iniciativa é um pouco mais difícil .“Todos vivemos quase os mesmos problemas, mas se cada um fizer sua parte a situação pode ser um pouco melhor", disse.