A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos vai oferecer cursos de qualificação para o público atendido pelo seu Centro de Referência em Direitos Humanos. Os cursos, ofertados em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Sistema Nacional de Emprego (Sine) vão atender adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, haitianos, LGBT e pessoas em situação de rua.
Os cursos de operador de computação e eletricista de redes terão início em abril e já têm pessoas cadastradas. Outros cursos, como o de auxiliar de recursos humanos e inglês aplicado aos serviços turísticos estão em fase de pré-inscrição. “Estamos atendendo uma solicitação do Centro de Referência que veio com a demanda até nós, uma vez que em Cuiabá há uma demanda muito reprimida” disse Emerson Toledo Santana, coordenador de relação interinstitucional do Pronatec da Secitec.
O Sine-MT fará o encaminhamento de emprego para quem fizer o curso. Segundo a analista de desenvolvimento social econômico do órgão Marilene Santana “o atendimento a essas pessoas é vista como prioridade, pois eles são vistos como marginalizados de todo o processo. Estamos com oferta de vagas e o centro já esta organizado com as turmas e público especifico. No final vamos encaminhar essas pessoas para o mercado de trabalho”.
A ideia do curso é que todos os participantes já saiam empregados, podendo assim mudar a realidade em que se encontram. Os que ainda não tem o ensino fundamental serão encaminhados ao programa Educação de Jovens e Adultos.
Para a coordenadora do Centro de Referência Claudia Carvalho, a realização dos cursos é uma vitória. “Com certeza é uma avanço dos nossos trabalhos. É um projeto que trabalha nas três grandes frentes, que são possibilitar cursos profissionalizantes as pessoas, inseri-las no mercado de trabalho e, sobretudo, contribuir na elevação no grau de escolaridade desta população”, disse.
Os participantes ainda terão curso básico de direitos humanos e de relação interpessoal no mercado de trabalho, para que eles conheçam melhor seus direitos e saber se portar no ambiente em que trabalharem.
Aqueles que tiverem interesse e se enquadrarem no perfil atendido pelo Centro, poderão se matricular. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso fica na Rua Pedro Celestino 291, Centro Cuiabá, telefone (65) 36244730. e-mail : [email protected]