Cidades Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2021, 19h:48 | Atualizado:

Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2021, 19h:48 | Atualizado:

EDUCAÇÃO

Colégio tradicional de Cuiabá se tornará militar

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

medici.jpg

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) decidiu transformar a escola estadual Presidente Médici, uma das mais tradicionais de Cuiabá, em escola militar, gerida pelo Corpo de Bombeiros. Em 2020, o governo anunciou uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para gerir a unidade, mas os planos mudaram.

O governo não apresentou justificativa para a mudança, as escolas militares estaduais começaram a se popularizar em Mato Grosso no ano de 2016. A mais nova unidade a ser administrada pelos militares é a escola Presidente Médici.

Em 2020, a Seduc firmou parceria com a PRF para gestão da escola. Porém, por questões administrativas, o convênio entre os órgãos não foi firmado.

O governo também decidiu mudar o nome da escola, de Presidente Médici para 'Escola Estadual Militar Dom Pedro II Presidente Médici'. Segundo a Seduc, por passar a ser uma gestão dos bombeiros, a unidade escolar deveria mudar o nome para Dom Pedro II, uma identificação de que é uma escola administrada pelo Corpo de Bombeiros.

Na escola, os alunos se dividiram sobre a mudança, nesta quarta-feira (1°), até um protesto foi feito contra a mudança, os alunos exigiam respeito às pessoas LGBTQIA+, as pessoas que são negras e usam cabelo afro, valor do uniforme militar e contra a militarização das escolas no Brasil.

O decreto do governador Mauro Mendes (DEM) com a mudança no nome da escola, altera o decreto 1.975 de 1974, que criou a escola Presidente Médici.

A Seduc garantiu que em casos específicos, os alunos serão realocados para outras unidades no centro da cidade. Segundo a secretaria, o remanejamento será sem prejuízo aos alunos.

Processo de transição

Quanto ao processo de mudança na administração da escola, a Seduc disse que, três audiências foram realizadas: com o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar; com os profissionais da educação; e também com os demais integrantes da comunidade, pais e responsáveis, processo democrático amplamente apoiado pela maioria.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Fidedigno

    Domingo, 05 de Dezembro de 2021, 06h50
  • Quando começam as matrículas??
    0
    0



  • .

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 18h06
  • Quando eu for poderosa vou privatizar toda a educação. Muitos estudantes não estão valorizando as excelentes políticas públicas dos últimos anos. Merenda de excelente qualidade, uniforme, passe estudantil e material didático gratuito. Todas essas benesses e aparece esse bando de rebeldes de p. nenhuma para encher o saco. TEM QUE MILITARIZAR MESMO. E mandar para Tangamandápio o servidor que não aceitar trabalhar na escola. Obs: sou de centro-esquerda e estou cansada de aluno folgado.
    1
    0



  • Kkkkkkkkkkkk

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 15h56
  • Zé louco ficou louco de tanto levar chifre da mulher dele kkkkkkkkkkkkk
    1
    1



  • Cida Ribeiro

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 14h29
  • meu filho mais velho estudou no Colégio Tiradentes, e eu, legítima esquerdopata, não tenho um pingo de reclamação. Não tem nada dessa idiotice de raspar cabeça, mas tem disciplina, e isso forma homens, e não teremos mais esses adolescentes cujos pais delegam à escola a obrigação de educar seus filhos. Tanto os pais quanto os alunos só terão a ganhar. Veja, por exemplo, os resultados do ENEM, onde a escola pública de destaque é, na maioria das vezes, o Colégio Tiradentes.
    4
    1



  • Zé Loco

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 11h49
  • O mundo todo fala em desmitalirização e os bestóides de MT vão na contramão. Desde quando militar sabe gerir a educação? Puseram um militar para cuidar da saúde do país e olha no que deu. Tem um militar administrando a Petrobrás e veja só o caos que está. Os Correios estavam dando lucro de 10 a 20 bilhões ao ano e puseram um general e vários assessores milicos e a empresa estatal está no fundo do poço. Ei governador, estamos no século 21. Precisamos é tornar as escolas tecnológicas, mais atrativas. Militares no quartel gritando com os outros e professores nas escolas.
    2
    4



  • Bandido bom bandido morto

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 11h40
  • Prefiro meu filho com a cabeça raspada, batendo continência do que misturado com certos alunos armados, membros de facções, usando drogas na frente de professores e alunos, com cigarros de maconha pendurado no ouvido, ameaçando e agredindo professores e outros alunos entendeu seu dito?
    3
    1



  • Cpa

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 11h26
  • Por isso o País está nessa situação. Misturando Educação com Autoritarismo. A educação no âmbito familiar se aprende em casa. E Educação no âmbito Pedagógico se aprende em Escola. Eu vejo exemplo da Escola Tiradentes. TD certinho dentro do prédio, porém qdo sai daquele autoritarismo, vira uma bagunça no terminal do CPA 1. governo investe melhor nos Educadores , ai vcs verão Escola Pública de Qualidade. O resto e mínimo . Lugar de militar e servir para qual ele escolheu ser.
    2
    2



  • Zilmar

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 09h53
  • Parabéns. Vamos resgatar a educação do fundo do poço. Conforme o site politize sobre o a educação no Brasil: "...no ranking se mantém bastante abaixo da média dos países da OCDE, entre as últimas colocações...".
    7
    2



  • ZE/ Belém

    Sábado, 04 de Dezembro de 2021, 05h37
  • Apesar de não ter formacão em MT, essa escola é uma das mais bem estruturadas do estado , e quem cuida, zela e tem respeito pelo seu segundo lar e o próprio discente, esse é o verdadeiro representante da instituição e a maior conquista de um discente é concluir a sua meta é objetivo juntamente tentando elevar e destacaR o nome do seu segundo lar , seja nos estudos , no esporte e todas as atividades extraclasse. Antigamente os grandes nomes no país já se destacavam nos colégios sejam político , militares e profissionais liberais. Parabéns , ao Cel° Alessandro pelo acolhimento dessa intuição e saberá com toda técnica cuidar dos que se dizem incomodados.
    8
    2



  • SEU DITO

    Sexta-Feira, 03 de Dezembro de 2021, 20h41
  • Vai ter que raspar a cabeça chegar no horário cantar o hino nacional e bater continência kkkkkkk continua votando no Mauro mente ?
    2
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet