07 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 12 de Dezembro de 2019, 06h:45 | Atualizado:

Colniza decreta emergência por aumento de casos de dengue

A Prefeitura de Colniza, a 1.065 km de Cuiabá, decretou situação de emergência devido ao aumento no número de casos de dengue no município na segunda-feira (9).

Conforme o decreto, o município enfrenta um verdadeiro estado de calamidade pública, em razão do altíssimo índice de infestação do mosquito aedes aegypti.

Até o momento, foram notificados em Colniza 250 casos de dengue, sendo 208 confirmados, dos quais três em gestantes, além de vários casos ainda em investigação.

A prefeitura cita o relatório de avaliação social de desastre natural emitido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de 09 de dezembro de 2019, que aponta a incidência de mosquitos causadores da dengue, em virtude das fortes chuvas que afetaram o município nos dias 6 e 7 de dezembro.

“Fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta a infestação e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela epidemia, sob a coordenação da Defesa Civil do Município”, diz trecho do decreto.

Ainda segundo o documento, o agente da Defesa Civil ou autoridade administrativa que se omitir de suas obrigações será responsabilizado.

Com o decreto, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta a epidemia e de prestação de serviços relacionados ao controle da doença e combate ao seu vetor, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 120 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização da epidemia, vedada a prorrogação dos contratos.



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS