Cidades Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 11h:00 | Atualizado:

Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 11h:00 | Atualizado:

NOVO NORMAL

Com pandemia em alta, TJ retoma atividades presenciais em 14 cidades de MT

Pessoas que forem aos fóruns terão que ter horário agendado

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

tjmt.jpg

 

Na próxima segunda-feira (1º de fevereiro) o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e quatorze comarcas iniciam a segunda etapa do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais (PRPAP). A medida alcança as comarcas de Cuiabá, Sinop, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Nova Mutum, Juara, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Alta Floresta, Rondonópolis, Primavera do Leste e Nova Canaã do Norte. 
 
A decisão foi tomada nessa sexta-feira (29 de janeiro) em conjunto entre a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena G. Póvoas, a vice-presidente e o corregedor-Geral da Justiça, respectivamente, Maria Aparecida Ribeiro e José Zuquim Nogueira. Ela será veiculada na Portaria 154/2021 (leia AQUI), por meio do Diário da Justiça Eletrônico do dia 1º de fevereiro.
Essas unidades haviam retornado à primeira etapa no dia 18 de janeiro, tendo em vista a alteração do risco epidemiológico nos referidos locais. 
 
A segunda etapa tem duração de 21 dias. De acordo com a nova portaria, nesse período, será franqueado o acesso aos autos físicos apenas ao Ministério Público, à Ordem dos Advogados do Brasil, às Defensorias Públicas Federal e Estadual, à Procuradoria da União e Autarquias do Estado e dos Municípios. Essa medida será realizada mediante prévia solicitação à Diretoria do Foro, entre 14h e 18h, sendo vedado o acesso às unidades judiciárias. Os diretores dos foros deverão regulamentar a matéria.
 
Nesse período, também haverá manutenção do expediente interno, com a presença física dos servidores e colaboradores (estagiários, terceirizados e credenciados), no horário das 13h às 19h. Para tanto, deverá ser respeitado o percentual máximo de 40% do quadro da respectiva comarca. Os prazos processuais dos processos físicos e híbridos voltarão a tramitar 14 dias depois do início da segunda etapa no plano de retorno. 
Decorridos os 21 dias, terá início a terceira etapa. Nessa nova fase, poderá adentrar aos prédios do Judiciário o público externo em geral, que efetivamente possua necessidade de atendimento presencial, devendo ser incentivada a utilização do atendimento remoto pelos meios tecnológicos disponíveis.
 
PRPAP - O Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais está disponibilizado na Portaria-Conjunta 428/2020 (Leia aqui). Ali estão contidas todas as regras para a reabertura gradual das unidades judiciárias, fechadas em razão da pandemia da Covid-19. 
 
O retorno às atividades presenciais estabelece protocolos sanitários a serem obedecidos rigorosamente pelos públicos interno e externo, a fim de evitar a propagação da doença. Leva ainda em consideração os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a flexibilização do isolamento social; além de informações do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). 
Organizado em cinco etapas sequenciais e obrigatórias, o PRPAP leva em consideração a classificação de risco epidemiológico da comarca, com fluxo progressivo e gradual de abertura. 
 
Ainda para facilitar o acesso às informações geradas durante o período de pandemia, o Judiciário mato-grossense disponibilizou o site Covid-19, reunindo todas as portarias que tratam da reabertura dos prédios do Judiciário, regressão ou avanço em etapas, contato com os setores e magistrados e outras informações relevantes. Acesse AQUI.  
Conheça abaixo as cinco etapas do Plano de Retorno Programado às Atividades Presenciais. Mais abaixo, leia matérias correlatas no links dispostos.
 
PRIMEIRA ETAPA – Risco Baixo e Moderado
 Retorno imediato
 Apenas público interno.
Percentual máximo de 40% do público interno nas unidades judiciárias. 
SEGUNDA ETAPA – Risco Baixo e Moderado 
  14 dias após o início da primeira etapa
  Usuário externo, menos o público em geral. 
  2 semanas após o início da segunda fase
  Retorno do transcurso dos prazos nos processos físicos e híbridos. 
TERCEIRA ETAPA – Risco Baixo e Moderado 
 21 dias após o início da segunda etapa
 Usuário externo e o público em geral – Risco Baixo e Moderado. 
  1 semana após o início da terceira etapa
Audiências presenciais urgentes.
 QUARTA ETAPA – Risco Baixo 
 31 dias após o início da terceira etapa
 Audiências e sessões presenciais, assim como realização de perícias, entrevistas e avaliações presenciais.   
QUINTA ETAPA – Risco Baixo 
Final da Epidemia ou decisão do presidente
 
 
 




Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Dias

    Terça-Feira, 02 de Fevereiro de 2021, 09h14
  • No momento mais caótico da Covid onde existe a previsão de um tsunami de novos casos voltar atividades? Será que essa senhora não lê jornal ou já foi vacinada? Desastre anunciado !!!!!
    0
    0



  • Dias

    Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 13h21
  • No momento mais caótico da Covid onde existe a previsão de um tsunami de novos casos voltar atividades? Será que essa senhora não lê jornal ou já foi vacinada? Desastre anunciado !!!!!
    0
    0



  • Tavarez

    Domingo, 31 de Janeiro de 2021, 11h39
  • Insano. Lamentável. Vidas serão perdidas. Nada é mais importante que a vida.
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet