Oitenta pessoas da comunidade do Ribeirão do Lipa estão sendo beneficiadas pela Base Comunitária de Segurança e Cidadania do bairro, que passou a disponibilizar aos moradores da região cursos gratuitos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (SENAI/MT). As primeiras turmas de profissionais se formam no final do mês de setembro deste ano.
Já foram abertas no início do mês de agosto, três turmas nos períodos matutino e noturno, para as áreas de Eletricista, Pedreiro e Aplicador de Revestimento Cerâmico. Os cursos profissionalizantes têm a duração de dois meses, com carga horária de 200h, e são realizados nas salas adaptadas para os estudos, dentro da própria Base Comunitária de Segurança do Ribeirão do Lipa.
De acordo com o investigador de polícia, Carlos Rodrigo Attilio Barbosa Garcia, a iniciativa surgiu da parceria com o SENAI, que aceitou o convite para o curso de formação técnica, com aulas teóricas e práticas, destinado profissionalizar jovens e adultos da comunidade.
“Nossa proposta visa buscar cursos para serem ministrados no interior da base, e está diretamente relacionada à filosofia dos princípios de polícia comunitária que é de aproximar o cidadão da polícia, e também traz à comunidade mais uma oportunidade de se qualificar e ter uma profissão”, destaca Carlos Attilio.
Conforme o policial civil, assim que as primeiras turmas concluírem ao curso serão abertas novas vagas para os três cursos já existentes e outros cursos de Pintor e de Bombeiro Hidráulico. Os cursos são gratuitos e as inscrições são feitas direto na Base Comunitária do Ribeirão do Lipa, com o investigador.
A Base Comunitária também destaca o apoio do professor do SENAI, Antonio Laércio, que esta colaborando e realizando vários reparos nas instalações elétricas da Base Comunitária de Segurança.