A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso inicia nesta segunda-feira (28) uma nova rodada de correições ordinárias em unidades judiciárias de 15 comarcas do interior do Estado. A ação segue até o dia 1º de agosto (sexta-feira), com visitas presenciais e remotas para avaliar o funcionamento dos serviços e orientar equipes locais.
“Nosso foco é garantir o bom funcionamento das unidades de 1º grau, com atenção às rotinas processuais, atendimento à população e aprimoramento dos serviços”, afirmou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote.
As atividades são coordenadas pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça que se dividiram em três equipes para realizar as correições em Sapezal, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Rio Branco, Água Boa, Nova Xavantina, Campinápolis, Novo São Joaquim, Barra do Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari, Alto Garças, Itiquira e Santo Antônio do Leverger.
O juiz auxiliar Jorge Alexandre Martins Ferreira é o responsável pela coordenação geral dos trabalhos. O magistrado conta com a colaboração dos juízes auxiliares João Filho de Almeida Portela e Anna Paula Gomes de Freitas.
“A correição é uma oportunidade de aproximação entre a Corregedoria e as comarcas. Nossa intenção é ouvir as equipes, identificar boas práticas, corrigir eventuais falhas e apoiar o aprimoramento da prestação jurisdicional”, argumenta o juiz Jorge Alexandre.
Durante as correições, serão analisados processos físicos e eletrônicos, atos judiciais, expedientes, sistemas e a estrutura de atendimento à população. Haverá também verificação do funcionamento dos Centros Judiciários de Solução de
Conflitos e Cidadania (CEJUSC), nas comarcas em que estiverem implantados.
Não haverá suspensão de prazos ou audiências durante os trabalhos. As equipes técnicas da Corregedoria vão atuar de forma presencial e remota, com apoio de servidores convocados especialmente para a ação.
O cronograma completo está disponível na Portaria n. 137/2025-CGJ, publicada em 16 de julho de 2025.
Confira aqui.