Cidades Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h:10 | Atualizado:

Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h:10 | Atualizado:

GUERRA CONTRA O VÍRUS

Cuiabá abre mais 20 leitos de UTI e requisita Hospital Militar para atender casos Covid

Município amplia rede de atendimento no pior momento da pandemia

ALLAN MESQUITA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

emanuel pinheiro

 

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), requisitou a administração do Hospital Militar em Cuiabá para atender, exclusivamente, pacientes diagnosticados covid-19. Durante coletiva a imprensa nesta terça-feira (9), o chefe do Executivo anunciou a abertura de 74 leitos exclusivos - entre UTIs e enfermarias - para infectados com a doença.

“Nós requisitamos administrativamente o Hospital Militar e estamos correndo contra o tempo para implantar 40 leitos de enfermeira”, anunciou.

A ampliação da rede, ocorre no pior momento da pandemia no Estado. Segundo ele, 31 pessoas estão na fila da Central de Regulação, aguardando uma vaga de UTI Covid.

De acordo com o prefeito, 19 novos leitos de enfermaria serão instalados no antigo pronto-socorro de Cuiabá. No local, já funcionam 95 leitos de UTIs, sendo 15 infantis, e 77 de enfermaria.

Outra novidade anunciada pelo prefeito é de que o Hospital São Benedito passará a atender apenas casos da Covid-19. Segundo ele, serão mais 20 leitos de UTIs e outros 40 de enfermaria. Atualmente, a unidade já dispõe de 40 leitos de UTIs Covid, sendo que a quase a totalidade estão ocupados.

Agora, dos hospitais de alta complexidade do município, apenas o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) passará a atender outras comorbidades e casos de urgência e emergência.

CRÍTICAS

Ao anunciar os leitos, o chefe do Executivo também voltou a afirmar que o município “carrega a saúde estadual nas costas”. “Estamos apresentando nosso programa de ampliação de leitos. Cuiabá vem segurando a saúde do Estado nas costas, covid e não covid. Cuiabá está se desdobrando sozinha até o momento, sem o apoio do Governo Estadual e federal”, disse, citando que o município não recebe recursos para custear os leitos desde o início de janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente Cuiabá dispõe de 135 leitos de UTI dedicados exclusivamente para infectados com a covid-19. No Hospital Referência (Pronto-Socorro) são 80 leitos adultos e outros 15 pediátricos. Já no Hospital Municipal São Benedito oferecidos 40 vagas. 

O municipio afirma que dos leitos disponibilizados, 60 estão ocupados por pacientes não residentes na capital, o que resulta em uma taxa de 44,4% de ocupação de UTIs por pessoas do interior.

Em relação aos leitos de enfermaria, dos 77 existentes no Hospital Referência, 45 estão ocupados hoje. São 26 pacientes de Cuiabá e 19 de cidades do interior, sendo 5 pacientes de Várzea Grande e o restante de 12 municípios diferentes.

novos leitos 1

 

novos leitos 1

 

 
 

 





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Trabalhador Honesto

    Quarta-Feira, 10 de Março de 2021, 06h33
  • Parabéns prefeito, a população cuiabana e matogrossense agradece!! Ah... tomará que esse Mauro mentira segue o seu exemplo e investe na saúde os 15bilhões que o Governo federal enviou para Mato Grosso.
    0
    0



  • Moreira

    Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 23h25
  • Paletó fazendo comédia na pandemia
    0
    1



  • Cad? o dinheiro da Sa?de?

    Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 19h07
  • Façam como Buzios RJ, Porto Seguro BA, Porto Feliz SP e Pinhalzinho SC façam o tratamento precoce e profilático...Façam como no ACRE, a nebulização com bicarbonato de sodio que esta tirando as pessoas da UTIs, recomendado pela FIOCRUZ.....Acordem.....
    3
    1



  • Perplexo

    Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h55
  • Você esta abrindo frigorífico, Paletó??? O número de óbitos é alarmante no PS!! EXIGIMOS que o MP monta uma comissão DE MÉDICOS, SE POSSÍVEL DE FORA DO ESTADO para verificar o estoque de medicamentos,se tem médicos infectologistas, intensivistas...... O que o PALETÓ esta fazendo é um crime!!! Não faz restrição de nada e aluga um espaço para maquiar e justificar o abre tudo. Revoltante ver dando água com açúcar .
    6
    6



  • EMPRESARIO FALINDO

    Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h55
  • Impressionante esse Prefeito!! Minha empresa está cobrando 8 meses!! Isso mesmo Srs 8 meses de atraso no pagamento de prestação de serviço a este Hospital São Benedito!! Não pagam alegando não ter dinheiro!! E agora fazem essa palhaçada de abrir mais leitos com o dinheiro dos outros!! Sr Prefeito pague o que deve e depois o Sr pode arrotar que está fazendo muito!! O Senhor hoje faz com o dinheiro da iniciativa privada que a sua administração está devendo!! Realmente o Senhor é um fanfarrão!! E que fala demais...e paga de menos!!
    8
    8











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet