O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), requisitou a administração do Hospital Militar em Cuiabá para atender, exclusivamente, pacientes diagnosticados covid-19. Durante coletiva a imprensa nesta terça-feira (9), o chefe do Executivo anunciou a abertura de 74 leitos exclusivos - entre UTIs e enfermarias - para infectados com a doença.
“Nós requisitamos administrativamente o Hospital Militar e estamos correndo contra o tempo para implantar 40 leitos de enfermeira”, anunciou.
A ampliação da rede, ocorre no pior momento da pandemia no Estado. Segundo ele, 31 pessoas estão na fila da Central de Regulação, aguardando uma vaga de UTI Covid.
De acordo com o prefeito, 19 novos leitos de enfermaria serão instalados no antigo pronto-socorro de Cuiabá. No local, já funcionam 95 leitos de UTIs, sendo 15 infantis, e 77 de enfermaria.
Outra novidade anunciada pelo prefeito é de que o Hospital São Benedito passará a atender apenas casos da Covid-19. Segundo ele, serão mais 20 leitos de UTIs e outros 40 de enfermaria. Atualmente, a unidade já dispõe de 40 leitos de UTIs Covid, sendo que a quase a totalidade estão ocupados.
Agora, dos hospitais de alta complexidade do município, apenas o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) passará a atender outras comorbidades e casos de urgência e emergência.
CRÍTICAS
Ao anunciar os leitos, o chefe do Executivo também voltou a afirmar que o município “carrega a saúde estadual nas costas”. “Estamos apresentando nosso programa de ampliação de leitos. Cuiabá vem segurando a saúde do Estado nas costas, covid e não covid. Cuiabá está se desdobrando sozinha até o momento, sem o apoio do Governo Estadual e federal”, disse, citando que o município não recebe recursos para custear os leitos desde o início de janeiro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atualmente Cuiabá dispõe de 135 leitos de UTI dedicados exclusivamente para infectados com a covid-19. No Hospital Referência (Pronto-Socorro) são 80 leitos adultos e outros 15 pediátricos. Já no Hospital Municipal São Benedito oferecidos 40 vagas.
O municipio afirma que dos leitos disponibilizados, 60 estão ocupados por pacientes não residentes na capital, o que resulta em uma taxa de 44,4% de ocupação de UTIs por pessoas do interior.
Em relação aos leitos de enfermaria, dos 77 existentes no Hospital Referência, 45 estão ocupados hoje. São 26 pacientes de Cuiabá e 19 de cidades do interior, sendo 5 pacientes de Várzea Grande e o restante de 12 municípios diferentes.
Trabalhador Honesto
Quarta-Feira, 10 de Março de 2021, 06h33Moreira
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 23h25Cad? o dinheiro da Sa?de?
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 19h07Perplexo
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h55EMPRESARIO FALINDO
Terça-Feira, 09 de Março de 2021, 16h55