Cidades Domingo, 20 de Julho de 2025, 17h:26 | Atualizado:

Domingo, 20 de Julho de 2025, 17h:26 | Atualizado:

MOBILIZAÇÃO

Cuiabá intensifica busca ativa por menores não vacinados contra o HPV

Imunização engloba adolescentes com idades entre 15 e 19 anos

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

vacina hpv.jpg

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá está realizando uma intensificação da vacinação contra o HPV voltada para adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que ainda não receberam o imunizante. A mobilização teve início no começo de junho e segue até o dia 1º de agosto, com ações em diversos pontos da cidade e também com a busca ativa desses jovens.

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é essencial para a prevenção de infecções que podem evoluir para diferentes tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe, além das verrugas genitais. A imunização é indicada para meninos e meninas a partir dos 9 anos de idade, preferencialmente antes do início da vida sexual, para garantir máxima eficácia na proteção.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lucia Helena, esse reforço é voltado especialmente aos jovens que, por algum motivo, não foram vacinados na idade recomendada.

“A vacina contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenção de vários tipos de câncer. Muitos adolescentes entre 15 e 19 anos não tiveram a oportunidade de se vacinar na faixa etária ideal, por isso estamos correndo contra o tempo para alcançar esse público e garantir a imunização. É uma questão de saúde pública e de cuidado com o futuro desses jovens”, destacou a secretária.

Durante o mês de junho, a SMS realizou ações em escolas, alcançando adolescentes em fase escolar. Já em julho, a equipe de imunização atuou também em clubes de futebol e escolas específicas de adolescentes. Além disso, agentes comunitários de saúde (ACS) têm realizado visitas domiciliares para localizar adolescentes ainda não vacinados. Os profissionais de enfermagem também realizaram uma triagem por meio dos sistemas de registro de vacinação para identificar os jovens em atraso e procurá-los pessoalmente.

A responsável técnica pela imunização da SMS de Cuiabá, Ana Beatriz de Miranda Vasconcelos e Almeida, reforça que a vacina é segura, gratuita e salva vidas.

“Estamos intensificando as ações para não deixar nenhum adolescente de fora. A vacina contra o HPV é extremamente segura e eficaz, e quanto mais cedo ela for administrada, maior a proteção. Por isso, pedimos que os jovens e seus responsáveis procurem as unidades de saúde durante esse período especial”, afirmou Ana Beatriz.

A campanha segue até 1º de agosto. Após esse período, a vacina contra o HPV continuará sendo aplicada apenas para o público-alvo habitual, que são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

A Secretaria reforça a importância de que os adolescentes de 15 a 19 anos aproveitem essa oportunidade excepcional para se vacinar e se proteger. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município durante o período da intensificação.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet