13 de Dezembro de 2019,

Cidades

A | A

Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 11h:22 | Atualizado:

SAÚDE PÚBLICA

Cuiabá passa a ter 120 leitos de UTI

novops2 (1).jpg

 

Uma noite que entrará para a história de Cuiabá. Assim pode ser definida a entrega da sexta e última etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) - Dr. Leony Palma de Carvalho, que aconteceu nesta segunda-feira (18) com a presença maciça de autoridades municipais, estaduais e nacionais.

O HMC possui 315 leitos, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI - Unidade de Terapia Intensiva, 38 de Emergência, 06 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós-anestesia). Além disso, conta com ambulatório com mais de 13 das especialidades médicas mais procuradas pela Central de Regulação, exames como ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, parque tecnológicos com equipamentos de última geração e moderno centro de imagens e ainda farmácias satélites.

Com essa capacidade instalada, o HMC passa a superar todos os hospitais públicos de Mato Grosso. Contabilizando apenas os leitos de UTI adultos do HMC, São Benedito e do antigo Pronto Socorro, Cuiabá sozinha passa a contar com 120 leitos, 20 a mais que todos os demais hospitais públicos de MT juntos.

Emocionado, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou que o momento era de reconhecimento e de gratidão, por poder entregar a obra para o seu legítimo dono: a população. “Prometi um Pronto Socorro, e entrego o maior hospital de Mato Grosso para o povo da minha terra. Hoje colhemos os frutos de uma gestão para as pessoas mais carentes, que são os que mais precisam de mim como prefeito. Obrigado a todos que nos ajudaram a fazer este hospital se tornar realidade: Blairo, Wellington, Pedro Taques, o ex-presidente de República, Michel Temer, e a todos que tiveram algum envolvimento. Também agradeço aos secretários de Saúde que antecederam o atual e agradeço ao Pôssas pelo brilhante trabalho. Não poderia deixar de mencionar também a equipe extraordinária que é a Comissão Pró-Implantação do HMC, que trabalho incessantemente para chegarmos a esta noite”, disse Pinheiro.

O prefeito anunciou mais uma obra que será feita no espaço do HMC: a Praça da Gratidão, que terá placas com os nomes de Blairo Maggi, Wellington Fagundes e Michel Temer. “Esta praça será apenas uma pequena homenagem a vocês que nos proporcionaram uma obra tão importante não apenas para os cuiabanos, mas também para todos os mato-grossenses”.

O evento contou com um momento de fé, com a benção do padre Elilzo Marques de Oliveira, da Paróquia São João Bosco e do coronel Leovaldo Sales, pregador da Assembleia de Deus, que também faz parte do staff da Prefeitura, atuando como Secretário Municipal de Ordem Pública.

O vereador e presidente da Câmara Municipal, Misael Galvão abriu os discursos, falando que na noite desta segunda-feira havia chegado o momento tão esperado por toda a sociedade cuiabana e ressaltou a união do governo municipal e da Bancada Federal, que possibilitou a alocação de recursos para a construção e finalização do HMC.

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto ratificou a fala de Misael dizendo que a Bancada de Mato Grosso é unida, coesa e que busca ao máximo se esforçar para servir ao estado. O parlamentar passou a fala para o também deputado federal Nelson Barbudo, que disse que este é um momento de mudanças no Brasil e que estas transformações estão começando em Mato Grosso também.

O ex-ministro Blairo Maggi e o senador Wellington Fagundes foram os grandes homenageados da noite, juntamente com o ex presidente Michel Temer, que não pode comparecer ao evento. Blairo e Wellington foram os responsáveis por direcionar os recursos do Desafio Chave de Ouro para que o Hospital Municipal de Cuiabá pudesse ser concluído. Ambos receberam das mãos do prefeito Emanuel Pinheiro a Medalha Cuiabá 300 Anos, em agradecimento. Temer também foi agraciado com a Medalha e foi representado pelo deputado federal Baleia Rossi.

Rossi, em seu discurso, agradeceu Pinheiro por não deixar uma obra tão importante como o HMC parar. Ele disse que feliz é o estado que possui uma bancada tão unida em prol dos interesses de sua população. “Emanuel Pinheiro é um exemplo de bom administrador. A prioridade de seu trabalho é atender aos mais pobres, proporcionando uma maior qualidade nos serviços de saúde. Continue firma, com muita garra. E que você possa ser prefeito desta capital por mais quatro anos”, concluiu o deputado.

Entre as autoridades que estiveram presentes o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o deputado federal Nelson Barbudo, o senador Wellington Fagundes, o senador Jayme Campos, o ex-ministro Blairo Maggi, os ex-governadores de Mato Grosso, Julio Campos, Carlos Bezerra, Pedro Taques e o atual governador, Mauro Mendes. Também marcaram presença vários deputados estaduais e vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.

 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • sousa pereira sousa | Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019, 16h13
    0
    0

    ????

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS